quinta-feira, junho 29, 2006

A cidade perdida

A minha Lisboa está a desaparecer. Todos os anos, desaparece mais um bocado, desde os anos 80. Desapareceu o Cine-Teatro Monumental (e o Satélite) e o Restaurante Monumental, e o Monte Carlo, que até tinha barbeiro lá no fundo e em cuja tabacaria comprei todas as minhas revistas durante anos e anos; desapareceu a leitaria aqui da esquina, com o dono que tratava todas as clientes por «madame»; e desapareceu também a mercearia do Sr. Domingos; desapareceu a Livraria Quadrante; desapareceu o Circuito Mini-Car; desapareceu a Colombo; desapareceu o prédio do anjo no Saldanha, e o Modelo onde a minha mãe encontrava a D. Laura Alves, ficavam a falar as duas e o meu pai, coitado, cada vez mais impaciente junto ao balcão dos frios; desapareceu o sapateiro de vão de escada que ainda me chamava «menino» quando eu lá ia, já matulão; desapareceram o Berna, o Império, o Apolo 70, o Condes, o Eden, o Castil, o Alvalade, o Odeon, o City Cine, o Cinebloco, os ABCine, as salas de reposição de bairro e os «piolhos»; desapareceu o «Panzer Bife»; desapareceu a Feira Popular; desapareceram as lojas de brinquedos clássicas da Baixa; desapareceu o Império, primeiro o cinema, depois o café. E agora vai desaparecer o salão de jogos Monumental, o do «snooker», dos matrecos, do bilhar e dos «pintas» de azeite no cabelo, calça pata-de-elefante, camisa estrelicadinha e palito a bailar no canto da boca, jogando partidas infindáveis. A minha Lisboa está a desaparecer. Todos os anos, aos bocadinhos.

quarta-feira, junho 28, 2006

Heróis da resistência

O compositor antifascista Emerenciano Carrusca, democrata desde o útero materno, abnegado defensor da liberdade, antigo crítico de música do «Avante!» e autor de obras clássicas de resistência como «Tocata e Fuga de Peniche» ou «Serenata à LUAR», celebra, ao teclado, na sala da sua modesta casa da Travessa Heróis dos Movimentos de Libertação, em Almada, a nova pensão extra concedida pelo Estado português.

terça-feira, junho 27, 2006

Ser antifascista

Sempre deu e agora está a dar mais do que nunca. É uma mina!

segunda-feira, junho 26, 2006

Verdade, verdadinha

Patriotismo em Portugal soletra-se: fu-te-bol.

sábado, junho 24, 2006

Arrogância de chuteiras

«Vamos espremer os laranjas», «Venham as florzinhas de estufa», «Vamos fazer sumo das laranjas», «Toca a esmagar as laranjinhas», lê-se na imprensa e ouve-se nas televisões a propósito do jogo Portugal-Holanda deste domingo. E se na segunda-feira a selecção nacional voltar para casa com uma derrota no bucho e de monco caído, o que escreverão e dirão os media, já com as chuteiras da arrogância descalçadas?

sexta-feira, junho 23, 2006

Dor de cotovelo (blogosférica)

Tenho de ver se escrevo um livro assim como o do BOS, para os meus "posts" terem mais comentários do que o que o Mendo pôs a anunciar o dele.

Tinto & Branco

O bom velho estilo nacional, até mesmo no Mundial.

quarta-feira, junho 21, 2006

Bom conselho

Poder ler, vertida em letra de forma e impressa no insubstituível suporte que é o papel, a elevada prosa de um Homem Livre, que, ainda para mais, nos dá a alegria de ser nosso Confrade e Amigo, será uma subida honra e um grato prazer para a tertúlia jantarista.
Estou em condições de adiantar (embora me tenham pedido segredo sobre o assunto...) que, cumprindo a velha máxima "livros bons, raparigas boas", haverá um desconto muito especial para todas as piquenas que se apresentarem em bikini no lançamento do Livro.

Mau Conselho

O recém-formado Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas tem a China, Cuba e a Arábia Saudita entre os seus membros. É um escândalo. E então a Coreia do Norte, a Libéria e a Bielorússia?

domingo, junho 18, 2006

Jornalismo cómico (3)

Devidamente disfarçada, uma equipa de reportagem de jornalistas de referência do «Expresso» prepara-se para investigar "in loco" a "Iranian Connection" do PNR. (Cliché cortesia Foto das Avenidas).

sábado, junho 17, 2006

Jornalismo cómico (2)

A sinistra delegação iraniana que traz o caroço para o PNR, aguarda, em Teerão, transporte para Lisboa. (Cliché «Expresso»).

Jornalismo cómico

O semanário humorístico «Expresso» noticia hoje que o Partido Nacional Renovador (PNR) iria receber dinheiro do governo do Irão para as suas actividades políticas, e nomeadamente para «manifestações contra o Holocausto». O «Expresso», que não refere se juntamente com o caroço virá também, como brinde, algum urânio para o fabrico de uma bombita atómica, está a tornar-se no jornal cómico de referência nacional, ameaçando a hegemonia do «Inimigo Público».

sexta-feira, junho 16, 2006

Dose cavalar

quarta-feira, junho 14, 2006

Jean Roba (1930-2005)



Morreu hoje, em Bruxelas, cidade onde viu a luz do dia há 75 anos, um grande desenhador do tempo em que a banda desenhada franco-belga era muito melhor e muito mais saudável do que é agora. Um dos insubstituíveis. Além de ter criado os imortais «Boule e Bill», inspirando-se no seu filho e no cão que a família tinha em casa, Roba também colaborou nas aventuras de «Spirou» quando era assinado pelo seu grande amigo Franquin, e desenhou «A Turma» («La Ribambelle»).

terça-feira, junho 13, 2006

Deonto...quê?

Cito d'o Sexo dos Anjos - viriatos.blogspot.com -, de Manuel Azinhal:

«Explicação de Filomena Martins, da direcção do "Correio da Manhã", sobre as formas de trabalhar o noticiário relacionado com a "extrema-direita":
"A melhor forma de lidar com esse fenómeno desprezível, xenófobo e racista, tem duas vias: o ataque, relevando o pior do que defendem sem contemplações e controlando os seus passos ao milímetro, agindo contra todas as ilegalidades; ou o desprezo, cortando-lhe campo de manobra e impedindo qualquer tipo de promoção."
Para além da alternativa entre o ataque ou o desprezo havia uma terceira hipótese, não considerada na tese mas prevista logo no artigo 1º do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses, aprovado oficialmente a 4 de Maio de 1993:
"O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público."»

E acrescento: o que fará o Sindicato dos Jornalistas e a Comissão de Deontologia do mesmo, perante tão descarada e chocante violação da legislação em vigor, tão descomunal atentado às obrigações de rigor e de objectividade que os jornalistas devem a si mesmos, e aos seus leitores? E pergunto: o que iria por aí de escândalo e de protestos, se algo nesta linha fosse escrito num jornal de circulação nacional sobre a extrema-esquerda?

A nova escola

Pai e professor de aluno de uma escola portuguesa em pleno e franco processo de avaliação do segundo pelo primeiro, como manda o Ministério da Educação socialista.

segunda-feira, junho 12, 2006

Vitórias e vitórias

Pois, está bem, eu sei, os portugueses ganharam ontem 1-0 aos angolanos na bola, mas os espanhóis ganharam o Torneio de Roland Garros e o Grande Prémio de Inglaterra. E como eu gosto infinitamente mais de ténis e de Fórmula 1 do que de futebol... fico chateado. Porque gostava que houvesse também portugueses a ganhar torneios do Grand Slam e corridas do Grande Circo, além de joguitos de bola - mesmo que sejam do Mundial.

sexta-feira, junho 09, 2006

Terrorismo mata a abrir o Mundial (2)

Uma vítima do ataque terrorista de hoje na praia da faixa de Gaza.

Terrorismo mata a abrir o Mundial

Pelo menos dez palestinianos foram mortos e dezenas ficaram hoje feridos em bombardeamentos da marinha israelita contra uma praia da faixa de Gaza e numa série de ataques aéreos contra activistas. Entre os mortos, conta-se um casal e os seus três filhos, bem como duas outras mulheres. Pelo menos 35 outros palestinianos ficaram feridos. Nesta praia de Al-Sudania, em Gaza, vêem-se apenas mesas de campismo destroçadas e sandálias de crianças. A televisão palestiniana difundiu imagens mostrando os numerosos feridos, entre os quais crianças ensanguentadas, a chegar aos hospitais, bem como mulheres transportadas em cadeiras de rodas. Segundo testemunhas, a força naval israelita lançou pelo menos três bombardeamentos contra a praia da localidade de Beit Lahia, no norte da faixa de Gaza, onde se encontravam centenas de pessoas durante o dia de descanso muçulmano da sexta-feira. Fontes palestinianas disseram que a maioria das vítimas são crianças que brincavam na praia quando ocorreu o bombardeamento.

quinta-feira, junho 08, 2006

A ditadura da bola

Neste preciso momento, nos dois canais da RTP, estão no ar, em simultâneo e em directo, programas sobre o Mundial de Futebol. É a ditadura da bola descaradamente instalada no "serviço público"

segunda-feira, junho 05, 2006

Acção cultural


O Jantar das Quartas divulga em exclusivo a mais recente campanha de propaganda do governo: «Ela aderiu ao Plano Nacional de Leitura. E você?»

Más leituras (2)

Quais serão as editoras que mais irão lucrar com o Plano Nacional de Leitura?

sábado, junho 03, 2006

Más leituras

Que o Ministério da Educação, a entidade que nas últimas décadas se tem esmerado em nivelar pelo mais baixo a qualidade da dita em Portugal, e em que se inclui a erradicação do gosto pela leitura nos estudantes, o saneamento dos clássicos da literatura dos currículos escolares e o desincentivo ao hábito da companhia dos livros, esteja agora envolvido num pomposo Plano Nacional de Leitura, é o equivalente de pôr um pirómano a chefiar os bombeiros.

sexta-feira, junho 02, 2006

Acalmia

Quanto começar o Mundial de Futebol e Portugal iniciar a sua triunfal carreira para o título, a situação em Timor-Leste vai acalmar instantaneamente. Basta instalarem uns telões por lá.

quinta-feira, junho 01, 2006

Mãozinha marota

Quem, como eu, sente uma cada vez mais pesada mão australiana por trás do que se está a passar em Timor-Leste, que se pronuncie.