terça-feira, janeiro 30, 2007

Leitura recomendada


Acabadinho de sair na Assírio e Alvim. Inclui, entre muitos outros textos (são quase 400 páginas), o 'Manifesto Anti-Dantas', o 'Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX', 'Modernismo' e, para os cinéfilos, 'Desenhos Animados Realidade Animada'. Trata-se de uma conferência escrita «expressamente a convite da Empresa do Cinema Tivoli para a apresentação do filme de Walt Disney 'Branca de Neve e os Sete Anões'», proferida a 21 de Novembro de 1938 no referido cinema. Almada interrompeu-a a meio e despediu-se elegantemente, segundo o testemunho de João Gaspar Simões, presente na sala, devido aos «catarros» e «más-criações» de um público que elegantíssimo «por fora mostrou ser grosseiríssimo por dentro». Hoje, seriam os telemóveis a apitar.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

É uma obra obrigatória em qualquer biblioteca.

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E também a Fotobiografia "Almada Negreiros". Um albúm extraordinário e obrigatório!
Publicado, em Novembro de 2006, pela Bertrand Editora, na colecção "Fotobiografias do Século XX", sob a direcção de Joaquim Vieira. Preço: 34,90. 205 págs.

1:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado. Vou comprar os dois à FNAC.

2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Vieira é do piorio!As fotobiografias que o gajo fez,chulando abusivamente e à borla o arquivo do DN são exemplo disso.Depois,o gajo não soube,nuns casos,não quis,noutros, explorar o manancial imenso que tinha à mercê.Exemplo disso é a fotobiografia de Salazar,em que esse tipo,que politicamente é da corda e moralmente um safardana,pôs de lado algumas das mais significativas e importantes do arquivo,mostrou também que não conhecia,por isso não identificou,para os mais novos, personalidades de relevo que aparecem nas fotos e a razão porque aparecem.De quaquer forma um bom negócio para o crápula.

3:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home