terça-feira, agosto 28, 2007

Rumo a Veneza

Parto hoje para Veneza, cobrir mais um festival de cinema. Estou de volta a 9 de Setembro (o Festival de Veneza é mais curtinho do que o de Cannes...). Sempre que puder, tentarei pôr um postal. Mas vai ser difícil, com tanto filme para ver e a ter que escrever todos os dias. Ainda por cima, esta é a edição dos 75 anos, e o programa, já de si muito bom, está bastante "melhorado". Até já!

segunda-feira, agosto 27, 2007

Zeus nos valha!

Ouvido agora mesmo, na SIC Notícias: "Os fogos que devastam a península do Poloponeso...".

domingo, agosto 26, 2007

Até Setembro (2)

Uma coisa é certa: quando eu regressar, o Sócrates ainda há-de estar algures nesta terrinha a distribuir computadores com banda larga a uns maduros, e a RTP lá estará também a registar o momento, atenta, veneradora e obrigada. Como é apanágio do bom "serviço público" de televisão em vigência PS.

Até Setembro!



Como gosto de andar ao contrário da multidão, deixo hoje este apagado e vil quintal para rumar ao estrangeiro, onde me demorarei por duas semanas (enfim, quase...) em gozo de mais do que merecidas férias. Espero que no meu regresso, e pelo menos, o país ainda esteja no mesmo sítio e Lisboa não tenha sido virada do avesso pelo Costa e sua pandilha. Como o Verão ainda não se gastou todo, e para este blogue não ser acusado de racismo, anti-semitismo e falta de gosto musical, fiquem com a gigantesca Ella a cantar o genial Gershwin, em Berlim, no quentíssimo ano de 1968. Até Setembro!

quinta-feira, agosto 23, 2007

Bola

Lamento muito, mas não tenho estados de alma sobre Camacho ou sobre a selecção nacional.

Mas que lata!

Uns metem o socialismo na gaveta, Hugo Chávez meteu-o numa lata para exportação, a ver se pegava. Mas o prazo de validade do produto, já de si rasca na origem e cheio de ingredientes nocivos, caducou há muito tempo. Só mesmo Mário Soares é que ainda pensa que isto presta para alguma coisa e faz-lhe a ridícula publicidade. Mas onde é que está a ASAE quendo precisamos realmente dela?

terça-feira, agosto 21, 2007

Botas de tropa

A GNR mobilizou uma média diária de 30 de agentes para vigiar os participantes de um perigosíssimo festival de música electrónica realizado em Elvas. Para defender a colheita de milho transgénico atacada pelos eco-vândalos em Silves, apareceram dois.

segunda-feira, agosto 20, 2007

A estética da ilegalidade (2)

"O Ecotopia - encontro internacional que decorre em Aljezur e de onde saíram jovens que participaram na destruição de um hectare de milho transgénico, numa herdade em Silves - é apoiado pelo Instituto Português da Juventude (IPJ). No portal http/juventude.gov.pt, está destacado na agenda de eventos, na categoria de formação e educação. "19.ª Edição do Ecotopia: é ecológico e é um acampamento internacional! Participa!", aconselha a página destinada aos jovens".
A notícia faz manchete do DN de hoje e quem viu uma reportagem emitida no fim-de-semana pela SIC Notícias sobre o Ecotopia, percebe que este alegado "encontro internacional" ecológico apoiado pelo inclassificável IPJ, não passa de um acampamento de mochileiros bedungosos, "hippies" serôdios, eco-lunáticos com falta de banho, tontinhos do "regresso à natureza", altermundialistas e rebotalho "alternativo" afim. "Invade e destrói propriedade privada! O IPJ apoia! Participa!". Realmente, só à arrochada.

domingo, agosto 19, 2007

A estética da ilegalidade

Um grupo de arruaceiros eco-"alternativo"-esquerdistas, decerto entusiasmados pela reposição nos cinemas do "pedagógico" documentário do tempo do PREC Torre Bela, invadiram uma propriedade privada em Silves, no Algarve, e destruiram uma plantação de milho transgénico, sem dúvida em nome de "um mundo melhor". Tudo decorreu perante a passividade bovina da GNR, que posteriormente ainda "acompanhou" esta maltosa numa manifestação numa aldeia próxima. O bloquista Miguel Portas, a cuja "família política" os eco-delinquentes pertencem, lá disse aos media que o acto dos vândalos foi "um ilícito", mas também realçou "a estética do movimento". Ou seja, a ilegalidade tem uma beleza intrínseca. Tanto chanfalho da GNR por aí sem ser empunhado e tão bom uso que se lhes podia dar...

sexta-feira, agosto 17, 2007

Futebol "português" (II)

Futebol "português" (I)

Vox Populi

Ouvido ontem de manhã, entre duas estações de Metro, da boca de um rapaz falador e com ar "alternativo", para a namorada também "alternativa": "... por isso temos que abdicar de alguma da nossa identidade, 'tás a ver, de abdicar um bocado de sermos portugueses, prós 'outros' também poderem ser portugueses, porque eles também têm direito a ser portugueses, 'tás a ver?".

quarta-feira, agosto 15, 2007

Bolos & Brinquedos


Enquanto que em Portugal a ASAE se encarniça denodadamente, por causas «higiénicas», contra as bolas de Berlim vendidas nas praias, nos EUA recolhem-se apressadamente, a nível mundial, milhões de brinquedos por razões de «segurança». Eu e as pessoas da minha geração devemos ter nascido com uma sorte descomunal, incomensurável. Crescemos a comer, na praia, bolos, barquilhos, gelados e batatinhas fritas de pacote de proveniência anónima; e a mexer todos os dias em perigosos brinquedos feitos de lata, metal ou plástico, cheios de arestas, pecinhas avulsas e pintados com tinta que não raro se esfarelava, e não nos aconteceu nada de grave, absolutamente nada. Nem sequer nos cortámos nos berlindes de vidro ou nos envenenámos com os soldadinhos de chumbo. Que sorte tivemos, realmente.

terça-feira, agosto 14, 2007

Os anões

Se Miguel Torga fosse vivo, como ele zurziria forte e feio nestes anões instalados nos poleiros da cultura estatal e (de) formados na escola mental da ex-RDA e da ex-URSS. Acorrem pressurosamente aos mais pífios ou aberrantes «eventos culturais», fazem-se fotografar de dentuça arreganhada ao lado do «artista» subsídiodependente da moda, do pequeno e médio «intelectual» atento e venerador ou do plutocrata «mecenas» labrego, mas não se dignam comparecer nas comemorações do centenário do nascimento daquele que foi um dos maiores poetas portugueses, e patriota da mais funda e rija cepa. Este regime também já cheira a podre pelo lado da cultura.

domingo, agosto 12, 2007

Tintim, o africano (2)


Desde que Tintim no Congo foi considerado "racista" pelo Comité para a Igualdade Racial na Grã-Bretanha e se pediu a sua proibição, as vendas da versão inglesa deste álbum de Hergé subiram 4 mil por cento. Cambada de racistas...

A malta é jovens!

Decorreu este fim-de-semana em Londres o Underage Festival, um festival de música pop que tem a característica de ser interdito a maiores de 19 anos. Apenas podem assistir aos concertos jovens entre os 14 e os 18 anos. O culto da juventude está a atingir proporções absurdas nas nossas sociedades descerebradas.

sexta-feira, agosto 10, 2007

O 11º Mandamento

De controlar, ou de deixar que outros controlem por eles... (cartoon do britânico Daniel Higgins).

Garantias

Numa entrevista dada hoje a um título económico, Mário Soares garante que a Venezuela de Hugo Chávez é uma democracia. Tendo em conta as muitas coisas que aconteceram exactamente ao contrário daquilo que Soares «garantiu» ao longo da sua lamentável carreira política, nomeadamente nos tempos da «descolonização exemplar» e de quando era primeiro-ministro, não é de lhe dar o menor crédito em mais esta.

quinta-feira, agosto 09, 2007

Coligações

A coligação (minoritária) entre PS e Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa pode ser o prenúncio de algo muito pior, muito mais grave, a suceder num futuro próximo. A possibilidade de uma aliança entre ambas as forças para o PS continuar a governar, se nas próximas eleições legislativas José Sócrates voltar a ganhar, mas sem maioria absoluta. Vão meditando nisto, porque não é coisa que não tenha já ocorrido a muitos «socretinos».

segunda-feira, agosto 06, 2007

Bem a propósito



'Summer in the City', Lovin' Spoonful. Uma canção que soa agora melhor que nunca. Em especial para todos aqueles que, como eu, têm que passar as férias em Lisboa.

domingo, agosto 05, 2007

Verão

Se há uma coisa que eu não suporto são os «livros de Verão», os inquéritos dos jornais sobre os «livros de Verão», os «livros de Verão» dos famosos, dos conhecidos, das vedetas ou dos pseudo-opinion makers. Os «livros de Verão» são para quem não lê livros durante o resto do ano.

Constatação

O calor dilata os corpos e encolhe os blogues.

sábado, agosto 04, 2007

Invasão

A nova Lei da Imigração entrou ontem em vigor. Esperem o pior.

quinta-feira, agosto 02, 2007

RTPortas

Neste exacto momento, a RTP 2 e a RTP N estão a transmitir precisamente o mesmo programa apresentado por Miguel Portas, 'Histórias do Mediterrâneo'. Como se não bastasse temos de o aturar no Bloco de Esquerda, e na cobertura atenta, veneradora e obrigada que as televisões portuguesas fazem das actividades do mesmo, temos ainda que suportar Miguel Portas em dose dupla e simultânea no dito «serviço público» de televisão, que nos sai dos bolsos. Mas isto é a RTP ou a RTPortas?

Dúvida legítima

Com o Sócrates na presidência da União Europeia, o Barroso na Comissão Europeia e o Guterres na Comissão dos Refugiados... nós fugimos para onde?