quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Completamente em branco


Obama apanhado em todo o esplendor da sua nulidade pelo cartoonista Bob Gorrell.

William F. Buckley Jr. (1925-2008)


Paladino do moderno conservadorismo americano no pós-guerra, fundador da National Review, flagelo dos "liberais", esquerdistas e radicais-chic dos EUA, ideólogo do reaganismo, autor de dezenas de livros e criador do agente secreto Blackford Oakes, William F. Buckley Jr. morreu ontem na sua casa de Stamford, no Connecticut.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Nulo e chato

A entrevista dada à SIC Notícias foi a confirmação: Luís Filipe Menezes, o líder da "oposição", além de ser um zero ao centro-esquerda, é um soporífero com pernas.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

A Maria tem dois papás


A ilustradora e autora de livros infantis Manuela Bacelar publicou há dias uma nova obra para crianças, O Livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8). A protagonista da história, Maria, é uma menina que tem dois pais, o Pedro e o Paulo. Já perceberam o conceito do livro: "explicar" às crianças o que são as famílias homossexuais e "habituá-las" a esta ideia. Manuela Bacelar disse a uma revista que as personagens de Pedro e Paulo "são dois homens homossexuais, como podiam ser dois pássaros ou dois gatos, quero apenas mostrar que isto é normal". Por este andar, e com autoras de livros infantis como esta a ajudar, os meninos e as meninas anormais serão os que têm um pai e uma mãe.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Precisamos é do BOPE

Lido numa parede de um "bairro problemático" dos arredores de Lisboa: 'Se a polícia mata então mata a polícia'.

domingo, fevereiro 24, 2008

O mal-estar (2)

Corrijam-me se me engano, mas não foi da SEDES que brotaram muitos dos figurões responsáveis pelo estado a que isto chegou?

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O mal-estar

Aquela importantíssima e influentíssima organização chamada SEDES, que toda a gente achava que já tinha acabado há bastante tempo mas afinal parece que ainda mexe, divulgou uma "tomada de posição" na qual se lê que "se sente hoje na sociedade portuguesa um mal-estar difuso, que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional". "Hoje"? "Difuso"? "Coesão nacional"? Mas em que Portugal é que esta gente tem vivido nos últimos anos?

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Quem semeia ventos...


Embaixada dos EUA em Belgrado assaltada e incendiada.

Tempo de antena

Aquela pretensa entrevista de José Sócrates à SIC, afinal era um tempo de antena do governo e do PS, com o mano graxista do Costa presidente da Câmara e o pateta economista do lacinho a darem os motes para o PM brilhar. Só que não vi o indicativo do Tempo de Antena, nem ouvi aquela musiquinha tão característica. Alguém viu? Ou ouviu?

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Estado do tempo


«Someday a real rain will come and wash all this scum off the streets.»

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Urso de Ouro



Contra a crítica politicamente correcta que vê "fascistas" em todo o lado e está viciada em vitimizar e desculpabilizar delinquentes, traficantes e assassinos, e ante um júri presidido por um cineasta e homem de esquerda, Costa-Gavras, Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim. E já está comprado para ser exibido em Portugal.

Kosovo

domingo, fevereiro 17, 2008

Caixa de Pandora

Os EUA e a UE acabam de abrir uma nova caixa de Pandora nos Balcãs, ao forçar a independência da "república" do Kosovo, islâmica e dominada por mafias, e criaram um precedente perigosíssimo. Esperem o pior.

Absurdo lisboeta

Ouvido ontem na SIC Notícias: quem quiser filmar ou fotografar em Lisboa usando tripé, terá que obter a devida licença municipal. Se não a tiver e for apanhado, pagará uma coima equivalente ao salário mínimo nacional. Como é isto? O chão de Lisboa, seja pavimentado, alcatroado, relvado ou mero terriço, é propriedade da Câmara Municipal, para esta poder construir as mais absurdas disposições a partir dele? E se o fotógrafo ou o operador de câmara, em vez de um tripé, trouxer um caixote ou uma cadeira para apoiar o material ou para se sentar, também é multado? E se o tripé for coxo de uma das pernas, paga só metade ou um terço da coima? E pode-se usar o tripé para rachar ao meio a cabeça da bestiaga camarária que se lembrou desta nova licença, com o fim de aspirar os bolsos ao cidadão amador de tirar retratos ou fazer filmes, aos profissionais da imagem e aos turistas? Além de cada vez mais suja e esburacada, a Lisboa do presidente Costa, residente em Sintra, está cada vez mais absurda.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Já nem isso

Poderia dizer-se, sobre a reacção pateticamente optimista de José Sócrates aos recentes números da economia, e sobretudo do desemprego, que o PM está a tentar tapar o sol com uma peneira. A verdade é que ele já nem sequer peneira tem.

Dispensados de aparecer

Questiona-se um anónimo nos comentários ao post anterior se nós ainda jantamos todos juntos. Escusado será dizer que isso são coisas nossas... No entanto, levou-me a fazer algo que andava a adiar há muito — actualizar a lista de tertuliantes. Retirei o Miguel Freitas da Costa, definitivamente instalado noutra casa, e o Mendo Ramires, que já me havia pedido para o fazer, por ter passado a ser difícil conjugar a sua actividade profissional com as lides blogosféricas. Ainda se mantinham, porque me lembrava sempre de um caso que o Miguel me contou. O de um clube onde os mortos não deixavam de ser sócios, apenas estavam dispensados de aparecer.

Nem todos os habituées do jantar escrevem no blog e a sua participação é obviamente livre. Da mesma maneira, não há "prémios de produtividade", "controlo de assiduidade", ou "sistemas de avaliação". Cada um escreve o que quer, quando quer. Porque haverá sempre uma quarta sem jantar, nem que seja para confirmar a regra.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Extremismos

Um dos lugares-comuns que mais detesto é "os extremos tocam-se". Quando utilizam esse pseudo-argumento, respondo normalmente: É verdade. Isso explica a dificuldade de distinguir o PS do PSD.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Brincar aos americanos

Decidi responder ao questionário do Electoral Compass e obtive como resultado que o candidato às próximas eleições presidenciais americanas que mais se aproxima das minhas posições é Ron Paul. E não é só por propostas como esta, segundo o site estou "7o% de acordo" com a candidatura dele.

A casa da Inês

A escritora e "mulher de esquerda" Inês Pedrosa apoiou a candidatura de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa. A Câmara Municipal de António Costa acaba de nomear Inês Pedrosa para dirigir a Casa Fernando Pessoa. Em Portugal, compensa ser escritora, "mulher de esquerda" e estar encostadinha ao poder autárquico. E como diria Álvaro de Campos: "Coitado do Fernando Pessoa!"

Roy Scheider (1932-2008)



"You're going to need a bigger boat". Morreu o homem que matou o tubarão gigante.

Injecta aqui, injecta ali


Em tempo de eleições nos EUA, a pena de Chard recorda as injecções americanas.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Ai, Timor...


Francamente, não percebo. Então, depois de todo aquele lindo e fofinho folclore de 1999, não iam ser tudo rosas em Timor, uma vez anulada a maléfica Indonésia, e estabelecida e estabilizada a "democracia", com a nossa indispensável participação? Mais uma vez, a dura realidade varre todo o "lixo de teorias simpáticas", como dizia Fernando Pessoa.

domingo, fevereiro 10, 2008

Anedotário americano (no original)

«-Hey, Bob, what's black on the outside and completely empty inside?»
« -I don't know, Bill.»
« -Barack Obama!»

Anedotário nacional

No seu estilo inconfundível, o Bloco de Esquerda atacou o Governo com o seguinte argumento:
- A situação social e económica está tão degradada em Portugal, que até universitárias estão a começar a prostituir-se.
A resposta de Sócrates não se fez esperar:
- Em primeiro lugar, este Governo não recebe lições de ética, nem quaisquer outras, de ninguém; em segundo lugar, o que acontece é exactamente o oposto: a situação é tão boa que até as prostitutas já são universitárias.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Pescadinha de rabo na boca

Como é que a classe política pode "combater" a corrupção, se é a classe política o grande foco dessa mesma corrupção?

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Que escândalo!

Aquele restaurante Eleven de luxo, do qual José Miguel Júdice é um dos sócios, e onde o vinho mais caro custa 4 mil euros, paga 500 euros de renda à Câmara Municipal de Lisboa. Que escândalo! Será que o amigo presidente António Costa não podia tirar um dos zeros?

Galeria dos horrores

Vi, finalmente, a galeria de horrores no «Público» online. São casos como tantos outros que abundam no nosso país, mas desta vez têm autor confesso.

E a seguir, os gordos

Os legisladores do estado americano do Mississipi vão propôr que os restaurantes locais sejam probidos de servir pessoas obesas, definidas como aquelas que apresentem um Índice de Massa Corporal (estou a traduzir directamente do inglês) de 30 ou mais. O presente critério é determinado pelo Departamento Estadual de Saúde, após consulta ao Conselho de Prevenção e Gestão da Obesidade do Estado do Mississipi. Se o Politburo Nacional de Saúde sabe disto, de certeza que vai começar a ter ideias. Gordos portugueses, acautelem-se!

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Uma grande perda


Acabou um dos melhores blogues portugueses. O Je Maintiendrai fechou as portas. Era um caso muito raro de cultura, erudição, espírito, lucidez, sentido de humor e talento para a escrita na nossa blogosfera. O seu autor conseguiu manter sempre o anonimato, e por isso deu origem a uma permanente discussão sobre a sua identidade, que permanece incógnita. O Jantar das Quartas deseja-lhe as maiores felicidades nas novas funções que vai assumir em terras distantes. E que possa, nem que seja esporadicamente, continuar a dar-nos o enorme prazer da sua presença e da sua palavra no blogue.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Rio de Janeiro


Qualquer relação com o nosso pindérico, descaracterizado e postiço Carnaval, encharcado pela chuva, invadido pela "diversidade" e enfeitado pela alegria de calendário dos "foliões", é mera coincidência.

A bola e a luta

Sempre atentas às grandes efemérides, sobretudo as que têm a ver com a libertação dos povos, as nossas televisões faziam questão de destacar, hoje, que a selecção de futebol angolana ia defrontar a do Egipto na Taça Africana das Nações, "no dia do aniversário do início da luta armada em Angola".

sábado, fevereiro 02, 2008

Estamos mais sossegados

O humorista Nuno Artur Silva disse ao DN que o seu sócio, e agora também ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, "é genuinamente de esquerda". Já vou dormir mais descansado.

Não será também português?

O Sky News afirma hoje numa reportagem que Barack Obama tem "raízes irlandesas". Não tarda nada, Obama é tudo menos preto.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

E se fossem os outros?

Se em vez dos 100 anos do regicídio, estivessem a ser assinalados os 100 anos do golpe republicano e o início da respectiva ditadura, será que o ministro Severiano também tinha proibido a participação do Exército nas cerimónias?