segunda-feira, julho 16, 2007

Saramago, o anti-semita

José Saramago já anda há anos a profetizar a absorção de Portugal por Espanha, pelo que as suas declarações ao DN de domingo não constituem nada de novo. O interessante da entrevista está na revelação de que o 'La Reppublica', título de referência da esquerda bem-pensante italiana e europeia, entrou em pânico quando Saramago atacou Israel em termos violentíssimos, e toca de lhe censurar a diatribe. Furioso, Saramago fala no "lóbi judeu" e tudo ao entrevistador. Uma raridade na imprensa portuguesa. Aguardemos agora pelas habituais acusações de "anti-semitismo". Ou não?

9 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Adivinha para 'fachos':

E qual foi o livro dele (i.e., que lhe é atribuído) que, dizem, Saramago não escreveu??!

1:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Poderemos acusar o escritorzeco (pois nem sabe escrever decentemente na Língua de Camões), e com razão, de ser anti-patriota. E, no caso presente, de ser apenas mais um traidor à Pátria.

1:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E o jornal não «puxou» isso para manchete? Tanto medo mete Israel, livra! (E por acaso até nem é sem razão, hehehehe...).

1:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para se escrever como Saramago escreve é preciso conhecer a fundo a língua portuguesa. Uma 'desconstrução' sintáctica faz-se a partir do rigor da norma. Portanto, só a conhecendo como a palma das mãos é possível escrever sem que o leitor razoavelmente escolarizado se perca. Mas o leitor também precisa de dominar bem os códigos orais e de escrita.

E quem tiver dúvidas, que se tire das suas tamanquinhas, vá ver os ensaios e outros escritos não literários que essas dúvidas desaparecem.

Como nem gosto muito do Saramago, estou perfeitamente à vontade.

E já agora, que têm a ver o reconhecimento de que existe um lobby judaico com anti-semitismo?

10:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este my é de uma candura a toda a prova... «que têm a ver o reconhecimento de que existe um lobby judaico com anti-semitismo?». Mas que ingénuo, não anda com os olhos abertos? Não sabe que qualquer crítica a Israel desancadeia uma chuva de acusações de anti-semitismo? Em que planeta vive você?

12:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, fique com a ingenuidade que eu fico com os dividendos que a 'candura' traz...

2:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falou mal de Israel pronto, até ficam em pontas!

Que tristeza.

3:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ai de algum fascista, destes que por aqui polulam, que se atreva a criticar Israel, porque isso é um crime previsto no CP, nomeadamente com aa punição da negação dos crimes de guerra. Nós somos um povo que sofreu muito ao longo da história e o que vocês pretendem é desencadear um novo holocausto contra o povo eleito.

4:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Adoro estes 'dinheiros' em dificuldades de se mapear. E adoro confirmar como revisionismo e sionismo são a pensão de reforma um do outro.

Que seria da Anti-Defamation League sem os dislates do revisionismo? Que seria do revisionismo sem as verdades congeladas da Anti-Defamation League? Extinguiam-se, por falta de matéria prima.

Long live everybody!

10:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home