sexta-feira, maio 08, 2009

Debater outro Abril

Hoje, pelas 18 horas, na Fnac do Colombo, terá lugar um debate sobre o recém-publicado livro de história alternativa Alvorada Desfeita, de Diogo de Andrade, com a participação de António Marques Bessa, Joaquim Aguiar e Luís Salgado de Matos.

11 Comentários:

Anonymous Condestável Frituras said...

Ainda a propósito de «outro Abril», aqui fica uma pista para um outro livro muito recente que se recomenda, da autoria de uma jovem investigadora que escreve as seguintes palavras lapidares:

«Contudo a dicotomia entre MOFA (Movimento dos Oficias das Forças Armadas) e spinolistas reivindicada pela memória futura dos acontecimentos de 16 de Março de 1974, só pode ser entendida numa "ideológica projecção do presente". Apesar desta não se assumir como única, a memória colectiva do Golpe das Caldas permanece esquecida. Os manuais escolares, geralmente, não a referem, os discursos políticos não a evocam e as opiniões publicadas não são devidamente historicizadas».

E as opiniões publicadas não são devidamente historicizadas: nem mais!

E é por isso que é reconfortante ver que, apesar de, como dizia Salgado de Matos, um Américo Tomás ser tão reconhecível ou relevante aos olhos das novas gerações como um Hintze Ribeiro, há fortes sinais de que a patética historiografia revolucionária de Abril está finalmente a caminho da reforma, e outros valores mais altos se alevantam.

De interesse, na mesma linha, com alguma subtil ironia para quem a quiser procurar:

Gazeta das Caldas 16 de MarçoGazeta das Caldas 25 de AbrilA história -- a verdadeira história -- começa agora a ser escrita. Pena já cá não estarem todos para ver...

3:00 da tarde  
Anonymous Condestável Frituras said...

Correcção (por alguma razão que me escapa os tags do html estão a cancelar os parágrafos):

**********
De interesse, na mesma linha, com alguma subtil ironia para quem a quiser procurar:

*Gazeta das Caldas 16 de Março*

*Gazeta das Caldas 25 de Abril*

A história -- a verdadeira história -- começa agora a ser escrita. Pena já cá não estarem todos para ver...
**********

3:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este país só tem políticos corruptos, Directores e gestores de empresas públicas ladrões. Metem lá quem querem e agora pedem-nos que paguemos os seus ordenados!

Os funcionários do Estado são incompetentes, o povo que pague os seus salários e eles sem nada fazerem têm a vida feita. A maioria dos concursos públicos para recrutamento de pessoal é por cunhas por isso vamos MUDAR PORTUGAL.

Vamos incendiar este país, colocar um travão nesta CORRUPÇÂO.

TODA A GENTE SABE que as câmaras municipais são geridas como empresas pessoais, vamos incendiar o bem público... Vamos por fogo nos ladrões!

Vamos combater com as mesmas armas dos ladrões: Sem dó nem piedade, REVOLTA já.

5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tertuliantes
BOS
Duarte Branquinho
Eurico de Barros
José Alberto Xerez
Roberto de Moraes
Sila
Victor Abreu
VL

:)

ou
:(

11:32 da manhã  
Anonymous o caralho com a picha de fora said...

E agora o Morais vai contar a verdadeira história do 25A com a capuchinho vermelho no papel do Spínola e o lobo mau a fazer de Cunhal.

4:49 da tarde  
Anonymous o das caldas said...

Bem visto. E a puta da Avozinha,quem é que faz a puta da Avozinha? O Melo Antunes? O Mário Soares? O Almeida Santos? O Freitas do Amaral? Quem? Quem? Ó terrível e tenebrsa dúvida!

3:13 da tarde  
Anonymous caralhal figura said...

Desculpem lá ,mas o cabrão do Otelo do copcom é que dava uma grandecíssima puta da Avózinha. Eu voto democráticamente no cabrãozão do Otelo para fazer vir,perdão,para fazer a puta da Avózinha.

11:30 da tarde  
Anonymous a pichota do padre inácio said...

Nã,nã,nã,nã.Pra mim,o filhíssimo de todas as putas Rosa Coutinho,até porque é careca,é que devia representar essa desnalgada Avozinha.

11:45 da tarde  
Anonymous de pau feito said...

Eu acho que a Avózinha é uma senhora séria e o Rosa Coutinho está sempre a rir-se.Ficou assim desde que foi empalado por uns pretos do FLNA,no Congo,que o passearam depois numa jaula a rir-se que nem um maluco,cheio de gozo,com o pauzão entalado nas bimbas.

12:00 da manhã  
Anonymous puta que os pariu said...

Resumindo: a história de Portugal dos últimos 35 anos é uma história do caralho.

12:21 da manhã  
Anonymous Condestável Frituras said...

A falta de nível da maior parte dos comentários aos posts está a tornar-se uma constante. E de tal maneira que estaria na altura de instaurar a censura. Em casa própria não é pecado!...

Que diabo se passa com este blogue? É melhor o encerramento de uma vez por todas que o abandono a esta cambada de primários.

3:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home