quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Equipamentos

Apesar de ligar muito pouco a estas coisas do futebol, confesso a minha estranheza perante os novos equipamentos da selecção nacional. O elemento verde foi praticamente «saneado» e agora predomina o grená; a Cruz de Cristo saltou para as costas; há umas cordinhas «manuelinas», supostamente de referência aos Descobrimentos; o equipamento alternativo é todo preto (existe tradição desta cor na nossa selecção? Um amigo cujo pai jogou futebol nos «tempos heróicos» diz-me que não tem memória de tal coisa). Parece que foi tudo obra da Adidas, por encomenda da Federação Portuguesa de Futebol. Agora já são as multinacionais do vestuário e do equipamento desportivo que definem a simbologia e ditam a imagem da selecção portuguesa de futebol? Não houve consultores nem supervisores nacionais? Que se pronuncie e me esclareça quem sabe mais disto do que eu, por favor.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Também já tinha reparado nisso e também não sou especialista, mas não gostei muito. Pareceram-me bastante descaracterizados.

1:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O equipamento é feio. Bonito era o azul e branco de há mais de 50 ou 60 anos. E o anterior, verde e vermelho, seria mais bonito se tivessem respeitado as cores da bandeira.

2:59 da manhã  
Blogger Pedro Botelho said...

Certo. Se as cores da bandeira fossem respeitadas estaria muito bem, mas seria preciso o verde ser escuro e o vermelho vivo, conforme definido pelo Columbano e Cia. em 1910-11.

Há 50 ou 60 anos o equipamento era calção azul e camisola e meia grená.

Este agora parece ser uma espécie de murrey (ou moiré) brilhante, quase sem elementos de outra cor, o que é de facto insólito.

4:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Antes da mais corrigir que é a NIKE e não a Adidas que fornece os equipamentos.
Não entendo a fixaçao com o facto dos equipamentos terem que ter as duas cores da bandeira,já basta estarem as duas juntas para se ver que realmente são duas cores que em nenhuma parte do mundo condizem.
Em nenhuma parte estã escrito que as cores dos equipamentos teem que ter as cores das bandeiras,veja-se os casos Holandes,Alemão e Italiano.Embora no caso Holandes seja pelo facto de a Casa Real Holandesa ter essa como cor oficial,o laranja de Orange.
Por fim O vermelho e o dourado está lindo e o preto e dourado também.Há gostos e gostos e o que interessa é que ganhem os jogos isso sim.
Só neste País é que como já ouvi um "comentador" profissional que se devia de ter inquirido o povo??????
LOL

5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostava mais daquele camisola vermelha, calção branco e meia verde que se vê nas imagens a cores do Mundial de '66, salvo erro.


NC

9:21 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Quanto ao verde e vermelho serem duas cores que não condizem, tenho de discordar. Tudo depende dos tons. Partindo do princípio que o vermelho é vivo, conforme prescrito para a bandeira, o verde deve ser escuro, como também está prescrito, e não verde-alface como o costumam fazer. É um bom contraste que não tem nada de saloio (a menos que aquela gente que julga que a bandeira é tricolor lhe pinte em cima uns amarelos muito vistosos, para tropicalizar a coisa...).

Quanto aos equipamentos não terem sempre as cores das bandeiras, é verdade, mas têm quase sempre, e quando não têm, é porque existe outra significação adequada (geralmente ligada a casas reais).

Por exemplo, o branco e negro alemão até é mais antigo do que a bandeira actual: provém das cores nacionais prussianas de onde derivou a bandeira do Segundo Reich (o vermelho dessa bandeira tricolor horizontal veio do Brandenburgo, mas nunca fez parte dos equipamentos desportivos).

O azzurro italiano também é antigo e é semelhante ao orange holandês: é a cor da casa de Sabóia, presente no libré da casa e na bordadura do antigo escudo que ocupava o centro da bandeira da monarquia.

E o azul e branco inglês tem a ver -- na boa tradição heráldica britânica -- com as cores das armas da corporação (i.e. da federação inglesa de futebol), e não da nação. As armas (bem bonitas, ao contrario da nossa decadente heráldica futebolística, com o seu horrendo escudo rococó) são: em campo de prata, dez rosas de vermelho (3, 3, 3, e 1) e três leopardos de azul.

Este nosso equipamento monocolor murrey é que não se percebe lá muito bem...

4:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home