domingo, fevereiro 05, 2006

Tragédias marítimas

O naufrágio do navio egípcio «Al-Salam 98» fez aparecer na imprensa listas das maiores tragédias marítimas da história. Todas elas omitem aquele que foi o maior desastre de sempre do género: o afundamento do paquete alemão «Wilhelm Gustloff» pelo submarino soviético S-13, no dia 30 de Janeiro de 1945, no Mar Báltico. Saído do porto de Gotenhafen (hoje Gdynia, na Polónia), o «Wilhelm Gustloff» transportava mais de 6 mil refugiados alemães da Prússia, na sua esmagadora maioria, mulheres, crianças e idosos, que fugiam ao avanço do Exército Vermelho, e cerca de 1200 soldados feridos (outros números referem quase 9 mil refugiados e menos militares feridos). Terão morrido nas águas geladas do Báltico 5.348 pessoas. A justificação dada mais habitualmente para a omissão do «Wilhelm Gustloff» das listas das maiores tragédias da história da navegação, é a do navio ter sido afundado por um «acto de guerra». Mas o «Wilhelm Gustloff» era um paquete de recreio cheio de civis e soldados feridos, não estava equipado com armamento e não representava a menor ameaça militar. Por outro lado, muitas das listas que o omitem, referem o inglês «Lusitânia» (1198 mortos) torpedeado por um submarino alemão em 1915, durante a I Guerra Mundial - um barco de passageiros que, no entanto, também transportava material de guerra. Hoje, os destroços do «Wilhelm Gustloff» são um memorial de guerra, anonimamente referido nos mapas marítimos polacos como «Obstáculo nº73».

8 Comentários:

Blogger vs said...

O Canal de História já falou disso e, mesmo sem o canal, conhecia o triste episódio.

12:25 da manhã  
Blogger Pedro Botelho said...

Caro Buiça,

Não se fie no Canal de História: o canal está para a História como o Big Brother para a vida real. E estou a pensar mais no Orwell que no concurso, mas adiante...

Os três piores desastres navais em termos de perda de vidas têm muito em comum: foram todos eles crimes de guerra cometidos no Báltico, por submarinos soviéticos, sobre navios alemães carregados de refugiados e/ou feridos, devidamente sinalizados, e todos em 1945. São, por ordem de número de vítimas:

-- Goya: aproxte. 7.000
-- Gustloff: entre 5.700 e 7.000
-- Steuben: aproxte. 3.500

Os comandantes dos três submarinos foram muito felicitados e condecorados. Nenhum foi julgado por crime de guerra.

Para comparação:

-- Titanic: 1.503
-- Lusitania: 1.198

Mais informação, por exemplo, aqui.

6:12 da tarde  
Blogger vs said...

O Pedro Botelho não me arranja (a bom preço) aí uns....digamos....30 e 40 sacos de cimento?

8:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Senhor Doutor manda dizer: "a cada um os sacos que merece".

Não sei o que quer ele dizer com isso, mas já reparei que fica sempre muito irritado com a sua islamofobia, digna dum Pulido Valente, mas em menos valente (como ele diz).

Melusina, a secretária

9:34 da tarde  
Blogger vs said...

Pode a Melusina dizer ao Sôtôr o seguinte:

- Vá apanhar no cú!

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó senhor Buíça, este blogue é de gente bem educada, aqui não há disso, por amor de Deus, e vêm cá senhoras, como é o meu caso! Ao seu blogue é que nunca hei-de ir de certeza!

3:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Senhor Buiça,

O tempora! O mores! Não posso transmitir o seu desaforo ao Senhor Doutor. E o Senhor tem de perder esse hábito de acentuar o, digamos, assento, não vá aparecer por aí algum mouro excitado.

7:09 da tarde  
Blogger vs said...

"...não vá aparecer por aí algum mouro excitado."

Como ousa corrigir-me sua lambisgóia.

Quanto ao comentário da Bi só me ocorre a seguinte interrogação:

- Este blog já é frequentado por calvinistas?

7:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home