domingo, novembro 12, 2006

LA por James Ellroy

Com a passagem a filme do romance de James Ellroy “A Dália Negra”, o «Courrier Internacional», na sua última edição, iniciou a publicação de um artigo que o romancista escreveu a pedido do «Los Angeles Times», onde descreve a sua obsessão pela cidade e os motivos do seu regresso. Uma leitura que aconselho, enquanto espero pela segunda parte, para a semana. Entretanto, não resisto a transcrever uma passagem “politicamente incorrecta”, que muito contrasta com as apregoadas maravilhas da utopia multiculturalista hoje tão em voga: “Os bairros burguesinhos degradavam-se progressivamente, em diversos cambiantes. Os negros viviam a sul, os mexicanos a leste, os brancos estavam por toda a parte. Nós éramos protestantes brancos e tínhamos o mundo nas mãos. E, para mim, LA era o mundo inteiro. Descrever LA impôs-se-me desde bastante cedo. O Sunset Strip – um antro escandaloso de celebridades dissolutas. Zona das praias – imbuídas de más vibrações. Negros e mexicanos conviviam em bandos e levantavam a areia com os pés, quando passavam. Eu estava de olho neles. Ainda miúdo, tormei-me racista e xenófobo. Eram intrusos de outro mundo. Na sua vastidão, LA era o planeta Terra. Eles eram humanóides vindos de satélites chamados “Watts” e “Boyle Heights”. O meu pai explicou-me as leis da geografia. LA era um bolo muito apetecível. Todos queriam experimentá-lo e não se lhes podia levar a mal. Mas os bolos acabam sempre por se estragar. Demasiadas pessoas desejam a mesma coisa – e quando se trata de um lugar para viver, há problemas. Presciente previsão. Expansão, excesso de população, ódio racial. Dias conspurcados por “smog” num buraco infernal ressoando buzinadelas – usufruam deste local enquanto ainda podem. Foi o que fiz.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home