domingo, março 18, 2007

Leitura recomendada



Já estão à venda em Portugal os dois primeiros volumes da colecção Bob & Bobette (ou Suske & Wiske, no original), de Willy Vandersteen (1913-1990), que assinalam também a estreia da editora Bonecos Rebeldes. Criada em 1945, com quase 300 álbuns publicados e milhões de exemplares vendidos, Bob & Bobette ultrapassa Tintin comercialmente e em popularidade na Bélgica. A série nunca tinha tido edição em álbum em Portugal, havendo apenas aparecido em revistas como 'O Diabrete' ou 'Nau Catrineta'. Um acontecimento para os apreciadores de banda desenhada clássica belga.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Até que enfim! E são baratinhos, cinco euros e pouco cada álbum.

10:42 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Outra excelente ideia seria a publicação da famosa série azul concebida pelo Willy Vandersteen para o jornal Tintin em francês. De maior fôlego e mais séria, coerente e cuidada (por imposição do Hergé) que a série vermelha um pouco «stakanovista», a «azul» inclui, entre outras excelentes obras, «Le fantôme espagnol», «Le trésor de Beersel» e «La cavale d'or».

Ao contrário dos «Suske & Wiske» vermelhos («Bob et Bobette» nas versões francesas), os albuns azuis, mais extensos, levavam o qualificativo «Les aventures de Monsieur Lambique, Bob et Bobette».

A frustração é grande porque embora seja fácil obter em versão francesa outras magníficas obras do Vandersteen, como ambos os fabulosos «Thyl Ulenspiegel» («Tijl Uilenspiegel» para os flamengos) ou os «Son Altesse Riri» (o «'t Prinske» neerlandês, também publicado originalmente no jornal Tintin), os seis ou sete albuns da série azul são dificílimos de conseguir em qualquer língua!

3:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home