domingo, abril 02, 2006

Pé quebrado

A GalpEnergia modificou a letra do hino da sua campanha publicitária para o Mundial de Futebol 2006, depois de um protesto do «site» PortugalGay, que a considerou «homofóbica». O verso da letra que levou ao protesto é: «Vamos com tudo, meter o pé, chutar primeiro/Que o último a chegar é paneleiro». A coisa é de mau gosto e compreende-se o abespinhamento dos representantes do PortugalGay, mas qual seria a alternativa de rima politicamente correcta? «Que o último a chegar tem sexualidade alternativa»? «Que o último a chegar é mais homens»? «Que o último a chegar circula em sentido contrário»? Além de estragarem o ritmo do hino, são de deplorável pé quebrado. O policiamento lexical é incompatível com a adequação rimática.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Este passarão aterrou no blogue errado, não me parece que nenhum dos «jantaristas» seja muito de lealdades religiosas extremadas. Quanto ao poste, realmente, é muito difícil rimar bem e contentar as patrulhas politicamente correctas. E se os senhores do Portugal Gay fossem comprar um dicionário de rimas para irem treinando?

3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No fundo (sem intenção nenhuma) era fácil:

«[...] meter o pé, chutar primeiro/Que o último a chegar é traseiro».

Assim já fica bem e não ofende ninguém, uma vez que traseiro é o que vem atrás, a retaguarda do exército, que necessariamente chega em último lugar.

Até pode ter o sentido de "tímido", e fica o problema resolvido, até os tímidos começarem a dar murros na mesa.

4:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Está tudo no Tomarpartido.JF

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Hortelino, tenho bem a impressão que essa do «traseiro» também não agradaria nada aos patrulhadores da correcção homossexual. Fora da graça, vivemos tempos muito estranhos...

1:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Traseiro é bué da chato prós rotos, méni!

4:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home