sábado, maio 12, 2007

Smoking/No Smoking



Nos Estados Unidos, a MPAA, entidade encarregue de classificar os filmes, vai começar a tratar o fumo no cinema da mesma maneira que trata o sexo, a violência e a linguagem obscena. Os filmes deverão passar a ter avisos, dependendo da quantidade de fumo mostrada, da sua frequência, do contexto histórico das cigarradas ou charutadas e da atitude dos fumadores que neles aparecem: "Este filme contém fumo glamourizado" será um exemplo de aviso aos incautos espectadores. Mas os grupos americanos anti-tabaco mais radicais acham que esta medida ainda peca por defeito. Por isso, propõem que os filmes em que surgem pessoas a fumar só possam ser vistos por menores de 17 anos quando acompanhados por um adulto. Apenas por causa desta sequência com Humphrey Bogart e Lauren Bacall, e nicotina por toda a parte, 'À Beira do Abismo', de Howard Hawks, levaria, retroactivamente, um 'X'. De filme pornográfico.

8 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Só um comentário acerca desses américas pseudo-puritanos:

Imbecis!

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Daqui a bocado começam a suprimir digitalmente os cigarros dos filmes.

2:04 da manhã  
Blogger Flávio Gonçalves said...

Este Domingo há matiné no "Admirável Mundo Novo", versão completa do filme de Rudolph Cartier para a BBC em 1954: "1984".

4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://pic.aebn.net/Stream/Movie/Boxcovers/a86922_xlf.jpg

10:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Coisa sinistra, só falta fazerem o mesmo à bebida.

10:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Cinéfilo: aposte que vão. Aliás, já o tentaram, na década de 1920, com a famigerada «Lei Seca» americana. Com isso, proliferaram as destilarias clandestinas por toda a América, e nunca se bebeu tanto álcool nas terras do Tio Sam.

Agora querem voltar à carga, pois pensam que têm outros meios. Só que as pessoas estão mais desiludidas e, portanto, menos crédulas e dispostas a acatar todas as imbecilidades governamentais.

2:05 da manhã  
Blogger Flávio Gonçalves said...

Acerca do fumo, não foi a RTP 2 que há uns anos tinha um proprama tardio que dava pelo nome "Prazeres" em que os tertuliantes degustavam charutos, cigarrilhas e cigarros em directo??

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Era. Hoje ia tudo corrido a multas. Pesadas.

11:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home