domingo, julho 29, 2007

Pobre Wagner!

Foi longa e sonoramente vaiada no Festival de Bayreuth a primeira encenação de Katharina Wagner, bisneta de Richard Wagner e nova responsável pelo mítico certame anual, que se dedicou a desfigurar radicalmente Os Mestres Cantores de Nuremberga . Entre outras alterações «pós-modernas» e muito cool, Katharina, de 29 anos, transpôs o enredo para a época contemporânea, alterou e truncou a história a seu bel-prazer, fez as personagens usarem adereços como órgãos genitais gigantescos e pôs gente nua no palco. Pobre Wagner! Agora até a própria família lhe massacra as óperas.

5 Comentários:

Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Caro Eurico, há que dessacralizar "a coisa"... essa é a tendência, a norma, a instrução (?) e todos os propósitos, ainda que os mais absurdos, a devem servir...
Que havemos de fazer? Se calhar ouvir os CD's e prescindir das récitas... mas que é triste é...
Um abraço

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também li sobre isso nalguns jornais estrangeiros, parece que foi uma porcaria monumental e uma vergonha das grandes. Essa senhorinha é indigna de usar o nome Wagner.

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu Caro, Richard Wagner sempre teve familiares que o atacavam, começando pela sua primeira mulher... E agora esta gentinha «modernaça» do teatro e da arquitectura quer destruir o que existe de belo o para conformar aos ditames do horrendo e do cinzentão de hoje, espelho de uma época desnaturada de todos os valores que sempre regeram a civilização. A esta cambada de agora - bisneta de Wagner incluída - merece bem a classificação que Hitler lhes dava: degenerados. Nem esse, com toda a estética discutível do nazismo, se atreveu a desmembrar um clássico, muito menos Wagner.

Tristes tempos, estes que vivemos...

10:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mania da porcaria das encenações «contemporâneas» e «iconoclastas» de óperas e peças de tetaro clássicas! É uma praga na Europa e nos EUA!

1:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Pobre Wagner! Agora até a própria família lhe massacra as óperas."

Hum!, está explicado, é o efeito ministra da cultura...

4:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home