terça-feira, março 14, 2006

Subsídio para o combate à criminalidade

Num completo «dossier» em duas partes publicado ontem e hoje pelo «Diário de Notícias» sobre os números, o estado e as mutações da criminalidade em Portugal, lê-se a certa altura que a criminalidade imigrante ilegal tomou conta da actividade carteirista, em especial no metropolitano de Lisboa, mudando por completo as suas características. Onde há poucos anos os carteiristas actuavam individualmente, com subtileza e discrição, sem violência e, por vezes, seguindo até uma certa ética «corporativa» (as carteiras roubadas eram postas em lugares onde pudessem ser facilmente encontradas e entregues à polícia, evitava-se roubar pessoas idosas, etc.), os carteiristas são agora, na sua esmagadora maioria, imigrantes ilegais, que agem em grupo e não têm o menor escrúpulo em usar a violência sobre quem quer que seja. Espera-se que as autoridades e o Estado ajam exemplarmente sobre estes indivíduos, e de acordo com as novas filosofias de actuação, os legalizem rapidamente e lhes atribuam com celeridade a nacionalidade portuguesa. Assim, nesta área, a criminalidade ligada à imigração ilegal poderá descer num ápice para níveis perto do zero, sem recorrer à repressão que fragiliza os perpetradores, sem suspeitas de atitudes racistas e sem sombra de práticas de exclusão.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Só me admiro do «dossier» ser tão completo que identifique o facto da ”criminalidade imigrante ilegal tomou conta da actividade carteirista”.

Muito em breve devem começar os protestos das organizações de imigrantes, SOS racismos e afins a exigir explicações e a pôr processos ao DN por discriminação, xenofobia, preconceito, falta de respeito e tudo o mais que lhes aprouver.

Isto é daquelas coisa que toda a gente sabe, mas ninguém pode dizer num Estado democrático, com liberdade de expressão e um Estado de Direito. Alguém tem que dar uma lição a estes jornalistas.

Lá vem a Adriana Adringa a fazer um filme com as montagens das câmaras de vigilância do metro, não há carteiristas imigrantes ilegais, é a policia que os persegue obrigando-os a fugir, nesse processo, inadvertidamente, podem eventualmente, ter ido ao encontro da carteira de alguém sem se perceberem do que se estava a passar, logo, não há imigrantes ilegais a roubar carteiras, aliás nem há carteiristas no metro. Assim, o DN deve ser processado pela alta autoridade para a comunicação social, obrigado a pedir desculpa a todos os imigrantes, e, ex-imigrantes agora reconvertidos em Portugueses de pleno direito (mas apenas para aquilo que lhes é conveniente).

1:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É caso para dizer: bons tempos em que os carteiristas no metro eram un senhores como eu vi um certa vez quando era miúdo, a ser preso pela polícia na estação da Rotunda. Idoso, ar fino, fato e gravata, lenço no bolso do casaco, gabardina na mão (para esconder a mão que roubava), bem falante. Foi calmamente com a polícia, que falava com ele cordialmente, deviam já conhecê-lo da «actividade» Podia ser meu (ou vosso) avô.

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não há como não reparar nas "vítimas" desenhadas no chão das estações de metro e no asfalto em plenas avenidas e praças. Parece que a criminalidade já tem direito a croquis exclusivo: "Não seja a próxima vítima." Se a produção melhorar, qualquer dia temos facas simuladas enterradas em bonecos e tinta vermelha a escorrer das paredes... Prevenção, mau gosto, ou incentivo? Fica a dúvida no ar...

Flower

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » »

8:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! Carisoprodol overnight what is fioricet Eyeglasses in mooresville nc Effective writing and scholarships program Apple osx printing wireless network printer disappears cheap good eyeglasses jellybeans children 5c 27s eyewear Auto alarm lampart s-02p

8:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home