segunda-feira, julho 10, 2006

As palavras misteriosas

Enquanto todo o mundo discute o que terá Marco Materazzi dito a Zinedine Zidane para este rematar a sua carreira futebolística com uma carga tauromáquica, o Jantar das Quartas adianta algumas possibilidades sobre as palavras misteriosas que fizeram o craque "bleu" ver vermelho:

1 - "A tua irmã não anda no curso nocturno na Rua Saint Denis?"
2- "Há calções desses, mas para homens, lá no vosso balneário?"
3 - "Zizou, isso é diminuitivo que te deram nos banhos turcos?"
4 - "Tu é que és o treinador de mergulhos do Thierry Henry?"
5 - "Quando te reformares, passas para o futebol de praia?"
6 - "Gostas mais de guiar carros ou de lhes pegar o fogo?"
7 - "Olha o Le Pen ali na bancada!"

12 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

O que fica para história?

Para dar três exemplos, a que se juntam apenas uma pequena elite de craques aqui não mencionados:

PELÉ(1958 e 1970): duas finais ganhas(decisivo em ambas) - em 1962 lesionou-se cedo e foi Garrincha e companhia que assumiram o protagonismo.

Logo encostados a Pelé; MARADONA(1986 e 1990) e ZIDANE(1998 e 2006); ambos com uma final ganha e UM vice-campeonato noutra final; com vantagem de Zidane;- que é eleito o craque em ambas E MARCA GOLOS EM AMBAS AS SUAS FINAIS; ao contrário de MARADONA, apenas eleito o craque na primeira(embora, pessoalmente ache Maradona um pouco mais brilhante).-A que se junta ainda um campeonato europeu contra a mesma Itália, por Zidane(2000); com golo de Trezeget; de que esta se vinga a agora, com o falhanço do mesmo- só Portugal repete exatamente a mesma história do Euro-2000, com penalti e tudo - pode ser que seja para a próxima)

Isto é o que fica na historia.

E desta seleção italiana? Mesmo na hipótese académica de grande parte destes jogadores(os mais novos) estarem pela Itália daqui a 4 anos(na África do Sul), e de esta, por hipótese académica, ir a outra final, ou mesmo vencê-la; sobreçairá algum Pelé? Algum Maradona? Algum Zidane? Ficará alguém na históra como estes? Com a dimensão destes? Acontecerá o impossívél? Permetirá o estilo de jogo italiano tal utopia?

De resto parabéns a Itália, com que de resto mais pendeu a minha simpatia; nação mais criativa que a França(não no futebol, mas como povo em geral).

Cuidado também com os ignorantismos racialistas: desde sempre o Norte de África teve uma influência branca; desde a antiga colonização euro-mediterrânica e semita do Próximo Oriente; até á arqueologia; que o revela como placa giratória de colonização da Ibéria; e desta para a Europa além-Pirinéus.

Não é despicienta a lenda Atlante que remete os mesmos povos nas duas margens: a margem ibérica e a margem norte-africana (com paralelismo e confirmação na arquelogia) O nome de montes "Atlas" o confirma(estendendo-se de Marrocos, pela Argélia, até á Tunisia). Até colonização germânica para além de outras populações brancas, nomeadamente vãndala; aquando da queda romana; aquela terra possui.
Zidane o confirma; de Marselha, mas filho de pais da região; é mais "branco" do que qualquer outra côr, revelando estes factos. Isto para mim nada interessa, mas para quem têm perspectivas raciais, fica esclarecido.

Le Pen, de certeza, ao contrário da xenofobia latente contra outros que estão naquela selecção; tenho a certeza que nada tem contra Zidane, antes pelo contrário; por todas as razões históricas e pela sua luta pela Argélia, por exemplo.

Para esclarecimento dos incautos.

De resto, estou muito satisfeito com a vitória italiana; mas ao contrário de alguns que gozam através pelos outros, continuo a preferir celebrar vitórias nossas; portuguesas, sejam conquistadas em campo pelo o Cristiano Ronaldo ou pelo Miguel; sejam com brancos ou pretos. Somos brancos e europeus; mas sejamos dignos da nossa civilização, que é humanista.

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LOL! Boa, boa!

2:23 da manhã  
Blogger Flávio Santos said...

Parece que Materazzi, filho do antigo treinador do Sporting e arruaceiro militante, terá chamado ao jogador berbere "terrorista". Quando esse povo sofre há séculos a opressão árabe a palavra deve ter soado terrivelmemnte provocatória.

10:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Paremos com especulação.. tenho ouvido o q tenha ouvido "O profissional" não pode reagir assim.. é um jogo colectivo e põe em causa o trabalho de mais 10. Estatistica de Zidade -> 2 cartões amarelos na primeira fase com jogo de suspensão + encarnado na final - Mundial de 98 espulsão por cabeçada a adversário - Champíons League (Juventus) expulsão por agressão à cabeçada a um adversário.. Ao menos o homem é coerente.
Tenho q acabar o comentário aqui porque meu boss me pediu para fazer uma coisa para ele.. e vou ali dar-lhe uma cabeçada.. Até já!

MZ Argentina

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Seja como for, o post tem bastante piada! Hi,hi, hi!

12:11 da tarde  
Blogger Flávio Santos said...

http://www.eurosport.com/football/worldcup/2006/sport_sto923758.shtml

12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu cá acho que foi a última...

5:13 da tarde  
Blogger Jorge Arbusto Sr. said...

Olhe, soube de fonte segura que o italiano chamou a Zidane "Porco terrorista", porque o mesmo, apesar de pouco bronzeado, é argelino.

Ou quiçá porque a França não foi tão obediente ao George como o Berlusconi...

8:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Norte da Argélia e da Tunisia está à mesma latitude da Sicilia.

Na nossa sábia ignorância, estamos sempre humildemente a aprender sobre história dos povos e sobre tudo

3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site...
» »

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

10:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info peugeot scooter Federal income tax formula Southland insurance service inc fits subaru baja 03

4:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home