segunda-feira, fevereiro 26, 2007


«Sou a tocha número dois»
Foi precisamente o que Zajic deixou escrito nas suas cartas. Jan Zajic - ler "ian zajitch" - tinha 18 anos, um jovem estudante revoltado com a passividade do exército perante a invasão soviética. A ponto de tentar inscrever-se na 'Milícia'.
Jan Palach havia-se sacrificado em meados de Janeiro - «o primeiro a disparar», como assumira aos seus companheiros. Logo após a imolação de Palach, Zajic participara activamente no grupo de resistentes em greve de fome na Praça Wenceslau, só terminada com o seu funeral. Agora, já em Fevereiro, tinha decidido seguir o exemplo de Palach. Estava na hora de voltar a Praga, pela Pátria e pela Liberdade.
Entregou algumas mensagens, despediu-se dos amigos e preparou-se. Iniciou o seu sacrifício numa passagem subterrânea que dava para a praça. Tencionava sair para o exterior, mas já não conseguiu. Tombou a arder após alguns passos. Eram 13.3o h. em Praga, no dia 25 de Fevereiro de 1969. Está tudo no memorial.
Desde então houve sempre rosas brancas na Praça Wenceslau, naquele chão que viu nascer as chamas de Palach e Zajic. Um fogo que ainda nos queima.

9 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

O mais extraordinário de tudo é que tanta gente que rapidamente identificará o nome de Jan Palach, e até talvez dos monges budistas de Saigão, seja incapaz de reconhecer o de Reinhold Elstner. Uma boa medida da tal memória que não convém...

2:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Honra ao mártir patriota e anticomunista! Honra à memória de Palach!

4:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Visitem o FORUM FILOSOFIA EM www.filosofia.portal4free.com

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem lembrado, Indalécia.

5:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro VL, sempre oportuno!

Saudações

6:46 da tarde  
Blogger Vítor Luís said...

Vale a pena visitar o blogue do 'Engenheiro' e ouvir Manuel rebanda a cantar e a declamar o "Requiem por Jan Palach", o grande poema heróico escrito por José Valle de Figueiredo em 1969.

http://masoreivainu.blogspot.com/

VL

11:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

VL
Em 1991 foram colocadas rosas brancas em seu nome e de 7 amigos seus na Praça de Praga

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso, seus fascistas, peguem todos fogos, peguem...

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Barreiro Vermelho, porquê tanta violência? porquê tanto ódio?

Haja paz entre os assalariados de boa vontade.

4:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home