sábado, abril 14, 2007

Uma questão de cor

Nos Estados Unidos, o radialista Don Imus perdeu o seu programa e foi despedido da estação CBS, por se ter referido jocosamente às jogadoras negras de uma equipa de basquetebol universitário feminino, usando palavras que os negros - e em muito especial os 'rappers' - utilizam normal e quotidianamente para definir as mulheres. Imus não é um desconhecido nem um principiante. Trabalha na rádio há mais de 40 anos, tem milhões de ouvintes e já foi considerado pela revista 'Time' uma das 25 pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Mas simplesmente não tinha a cor certa para dizer o que disse.

15 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Fogo...

3:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É assim o racismo. Há que combater o racismo a todo o custo, seja ele qual for.

10:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Usar o termo bitch é coisa que rappers e negros fazem de forma corriqueira sem barulho e acusações de racismo. Porque raio um branco não o pode usar?

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sendo a minha mãezinha católica, foi um dia confrontada com uma pergunta de um senhor na seguinte forma:- Se Há Deus, porque razão criou ele o branco e o preto?
Ele continuou; Alguma razão teve, para o fazer!
Atravessamos uma crise, que se traduz no seguinte: - Todos diferentes, todos iguais. Não penso dessa forma, e a clarificação virá a seu tempo! j.g.

12:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro dlm, experimente usar "preto" por cá num contexto público ou na comunicação social, e verá o que lhe acontece. Sabia que o Alto Comissariado das Minorias e Refugiados emitiu há meses um documento com "sugestões" de palavras e expressões que os media não deviam usar quando se referem a grupos étnicos e imigrantes e afins? Não é só nos EUA que a coisa está preta. Perdão, africana...

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A imbecilidade do «politicamente correcto», autêntica programação mental de auto-censura no âmbito do «pensamento único» que certas organizações querem implementar chega ao seu zénite.

É quase inacreditável como é que um país - sendo certo que os EUA são uma manta de retalhos, culturais, étnicos e religiosos - embarca em tais parvoíces.

Por cá, também parece - infelizmente - que se vai pelos mesmos caminhos. Mas ainda não apontaram o dedo aos putos que dizem «bué» - expressão angolana nativa, se bem me recordo - ou os «brothers» os estão a «proibir» de a usarem. A expressão é feia, soa mal, tal como o anglicismo «Man!», importado dos negros urbanos dos EUA, mas gostos são gostos; resta-nos deplorá-los e educar os nossos filhos na Língua de Camões, não por «correcção política» ou «anti-racismo» (outra mentalidade distorcida que levou a extremos absurdos), mas sim por coerência cultural. E por bom gosto.

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que o Imus disse foi «nappy-headed hoes», o que até é bastante «soft» se tivermos em conta o discurso típico de um «rapper». Se fosse, por exemplo, um radialista negro a dizer isto, ninguém teria ligado absolutamente nada. Já ouvi mil vezes pior nesse belo canal «multicultural» chamado SIC Radical, outra bela invenção do plutocrata Balsemão.

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nos EU, o racismo negro é cada vez mais terrível e arrogante.

4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Liberdade de expressão só existe para pretos,paneleiros e comunas.

5:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu tenho a cor certa para dizer o seguinte: vocês são todos brancos estúpidos.

9:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 9:39:

Ah, ah, ah! Brancos estúpidos, é? Vocês os negros já se viram na escala evolutiva? Com crânios desses estão directamente aparentados com os Cro-Magnons, atepassados do homem que viveram há muito, muito tempo. Assim, meus caros, a vossa evolução tem um atraso - em relação à raça branca - é de cerca de (só) um milhão de anos.
É melhor não chamarem estúpida a uma raça que está muito, mas muito mais avançada que a vossa em termos evolutivos. Só vos fica mal.

10:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu sou BRANCO e digo ao anónimo das 9:39:

Vai para o zoo ó macacoide!

12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cavalheiros, não desçamos ao baixo nível desses provocadores mal-educados, sejam eles negros ou brancos com pena de não terem nascido negros.

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Achei melhor vir esclarecer o meu comentário anterior, que parece ter sido mal interpretado.
Ponto n.1 - eu não sou preto, sou branco. Não sou é estúpido, como vocês.
Ponto n.2 - eu não escrevi que todos os brancos são estúpidos. Isso seria, naturalmente, uma coisa muito estúpida para escrever. O que eu escrevi foi "vocês são todos brancos estúpidos". Isto refere-se apenas e só àqueles que, como vocês, são brancos. E estúpidos. Logo: brancos estúpidos. O facto de serem brancos é óbvio. E o facto de serem estúpidos é denunciado por cada palavrinha que aplaudem neste blogue abjecto.
Tirando isso, nada a reclamar. Passem um santo Domingo, seus brancos estúpidos.

6:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AO ANÒNIMO DAS 9.39: Tu ainda não percebeste que não és branco,mas apenas "albino".Preto,mas albino,o que te dá a ilusão de ser gente.Vê se metes nesse crânio acachapado que não passas de um macacóide ordinário,embora "albino".Vá lá,se te portares bem,um dia destes dou-te uma banana.No cu,claro.

8:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home