terça-feira, setembro 09, 2008

John Milius: Zen anarchist



Podia chamar a este post o "Jantar feito pelos seus leitores", mas tal título remeter-nos-ia para outras paragens. A verdade é que o Rui Santos, "relapso e contumaz leitor desta casa", nas suas palavras, fez uma sugestão muito oportuna cujo maior agradecimento que lhe posso fazer é esta referência.

Por ocasião de um dos meus (recorrentes) regressos ao magistral Apocalypse Now, indicou-nos as entrevistas on-line do irreverente John Milius, argumentista deste e de outros filmes, bem como realizador. Figura incómoda, porque politicamente incorrecto e crítico de Hollywood, é um autor da velha guarda, de alma dedicada à arte do cinema, que não usa computador para escrever as sua obras.

Do que encontrei, aconselho a entrevista feita por Ken P. em 2003 para o IGN.com. São dezasseis páginas (sim, 16!) de uma excelente conversa que uma vez que se começa a ler não se consegue parar. Às acusações de ser demasiado right-wing e mesmo "fascista", responde: I'm a Zen anarchist.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

caro Duarte
agradeço-lhe penhorado esta referência.
os créditos são seus, bem como de quem não tem medo da correcção politica que nos rodeia.
sugiro, se permite, a leitura para quem aprecia do link
http://www.guardian.co.uk/film/2001/nov/08/artsfeatures

e como diz o Millius, "Go ahead, pinko liberals, make my day", pois convém não esquecer que a frase do célebre Dirty Harry (não daria jeito alguns policias cá do burgo assim...) é da sua lavra.

Cumprimentos

Rui Santos

9:43 da tarde  
Blogger DB said...

Obrigado Rui. O Milius é sem dúvida um talento. O seu contributo precioso ao mítico Dirty Harry, apesar de unacredited, é conhecido. De referir, ainda, que mais recentemente Milius foi um dos criadores da excelente série televisiva Rome.

Cumprimentos.

12:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home