sexta-feira, fevereiro 17, 2006

As Portas da Gorongosa

O mais trágico nesta lei, para além da destruição da essência do "jus sanguinis" e da abertura das "portas da Gorongosa", consiste no facto de ser dificilmente eliminável.

Para além do vergonhoso consenso cúmplice gerado entre todos os partidos, por acção ou omissão, não se antevê, nem a possibilidade da sua revogação futura, nem a sua submissão a referendo popular da iniciativa dos cidadãos, já que se trata de uma matéria não referendável.

Temo que se tenha nacionalizado um problema, ou seja, concedido a nacionalidade a muitos dos energúmenos que que um dia irão incendiar os subúrbios e que não poderão ser expatriados para parte nenhuma, independentemente dos crimes que cometam.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

O que diz o Eugénio causa arrepios e apreensões futuras sobre a nossa coesão nacional

Só, eventualmente com uma situação de convulsão interna grave provocada por uma conjuntura à francesa ou com a aprovação de uma nova Constituição é que a lei poderá ser mudada.

3:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem sabe se a tal conjuntura à francesa não irá incendiar a actual Constituição e a própria lei da nacionalidade

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe em concreto como são as novas leis da nacionalidade na Irlanda e Inglaterra?

Por aquilo a que tenho tido acesso, na Irlanda é exclusivamente o critério Jus sanguini, e na Inglaterra, estão a fazer testes rigorosos de assimilação e identificação à cultura Inglesa aos candidatos a autorização de residência.
Por este canto à beira mar plantado, não aprendemos nada com o exemplo dos outros países, naqueles onde se notam desde há muito o resultado a que conduzirá inexorávelmente a politica suicidária na concessão da nacionalidade de conveniência.

7:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais um bom post do Eugénio.

7:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home