quinta-feira, janeiro 11, 2007

Bernardo Marques (1898-1962)

Um dos homens escolhidos 'a dedo' por António Ferro, Bernardo Marques ilustrador, criador publicitário, pintor, decorador, designer gráfico autor de capas fantásticas na década de Vinte e Trinta, foi um artista excepcional, temas e estilos sempre renovados até final dos anos 50.

«Mas as melhores são as que desenhou para as publicações ruidosas do seu amigo António Ferro, que são também do melhor grafismo moderno feito em Portugal. Ninguém melhor que Bernardo Marques podia então inventar as imagens certas para o elogio de Ferro do savoir faire urbano e do seu novo herói, a Imagem.»

António Rodrigues, in Catálogo da Exposição do Centenário do Nascimento de Bernardo Marques, Centro de Arte Moderna da Fundação C. Gulbenkian, Lisboa 1998.

2 Comentários:

Blogger Flávio Santos said...

A exposição das suas obras no Museu do Chiado, há meia dúzia de anos, foi uma bela oportunidade para melhor conhecer a sua obra. Que não viu só as paredes dos museus, basta lembrarmo-nos das belas capas que Bernardo Marques fez para os livros da Colecção Miniatura.

12:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É verdade. Ainda se encontram muitos volumes dessa preciosa colecção na Feira do Livro. E ele fez também muitas capas da Colecção Dois Mundos, também da editora Livros do Brasil

8:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home