terça-feira, fevereiro 27, 2007

Espadas e pistolas



'Os Duelistas', de Ridley Scott (1977). A história de uma obsessão que vai para lá da satisfação da honra. E um dos melhores filmes já feitos passados na era napoleónica.

6 Comentários:

Blogger Pedro Botelho said...

Um óptimo filme do ponto de vista da reconstituição militar (e não só) de uma época, rigoroso até na evolução ao longo do tempo dos uniformes dos dois regimentos de hussardos a que os protagonistas pertencem (dei-me ao trabalho de verificar e vi o filme pelo menos quatro vezes!). E uma história muito bem delineada. Daquele tempo em que cada novo filme do Ridley Scott era uma tremenda inovação sem precedentes próximos, quase uma revolução: Blade Runner, Legend, The Duelists. Não falhava nenhum mas não podia durar para sempre...

Um exemplo de como os mais pequenos detalhes ajudam o todo, coisa que muita gente, mesmo informada e com olhos de ver, por vezes despreza em excesso. É muito melhor quando não se pode mostrar impecavelmente, proceder por elipses, do que disparatar. Exemplo recente para ilustrar a questão: a chegada do general japonês a Iwo Jima... num Beechcraft D-18S todo bariolado de japónico, mas sem a mínima conversão física que pudesse disfarçar um pouco a sua aparição fantasmagórica em directo do futuro... Então num filme com tanta preocupação em manter aquelas tonalidades cinzentóides que pretendem sugerir os documentários da época, não teria sido melhor meter o disparatado avião na dispensa e apresentar o general já apeado?...

Aqui ficam o apoio e o desabafo.

5:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pedro Botelho,
O que é que o Gladiador e sobretudo o Cercados têm de mal!?

Legionário

10:54 da manhã  
Blogger Pedro Botelho said...

O Gladiador, em minha opinião, começa razoavelmente mas acaba muito mal. A partir de certa altura acontece-lhe o que já se vai tornando hábito nos filmes de Hollywood: abandona a preocupação de verosimilhança visual e histórica e emigra para outro planeta. Exemplo: o equipamento absolutamente estapafúrdio dos gladiadores que parece originário de uma fita de "sword & sorcery" (como eles dizem). E o enredo também derrapa por completo. O Cercados é demasiado histriónico e inverosímil em várias cenas, mas não tenho presentes os pontos concretos de que não gostei. Seria preciso ver outra vez. Enfim, são opiniões.

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Pedro Botelho sobre o 'Gladiador', mas não sobre o 'Cercados'. Até porque o conselheiro militar deste filme fez parte das forças que estiveram envolvidas no desastre militar que o Ridley Scott recria, e garantiu - na minha opinião - realismo e autenticidade mais do que aceitáveis.

12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em relação ao Gladiador concordo consigo, eu próprio já vi aquela batalha várias vezes mas não passei daí!
Mas o Cercados...é Obra! E o Eurico tem toda a razão. Embora o "desastre" como lhe chama contabilizou-se numas centenas largas de mortos para o lado contrário.

Legionário

4:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande filme, sim senhor. Está ea venda em DVD na Fnac Chiado, edição original sem legendas.

7:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home