terça-feira, abril 17, 2007

A histeria do costume

Os media, com a televisão à frente, costumam ignorar olimpicamente as histórias das velhinhas que se salvaram de ser roubadas e agredidas por terem armas, dos cidadãos que, por estarem armados, impediram assaltos às suas casas, protegeram a sua propriedade e defenderam as suas famílias de ladrões, vândalos e criminosos, ou das mulheres que evitaram ser brutalizadas ou violadas porque andavam armadas; tal como ignoram a realidade da diminuição do crime violento nos Estados dos EUA onde os cidadãos têm direito à posse de arma legal. Mas entram em histeria colectiva, desfazem-se em inflamados discursos anti-armas e atacam raivosamente o direito dos cidadãos à auto-defesa e à posse de arma, sempre que um maluco qualquer desata aos tiros, como aconteceu ontem na Virginia. Claro que a brilhante conclusão é sempre a mesma: é preciso desarmar toda a gente de bem - menos os criminosos, que esses têm e terão sempre armas -, pôr a defesa dos cidadãos cumpridores nas mãos da polícia, aquela que os aconselha zelosamente a deixarem-se roubar, agredir ou violentar sem resistirem, porque é mais prudente e recomendável à saúde; e sobretudo, confiar apenas no bondoso e esclarecido Estado para a nossa protecção. Realmente, que benção são estes atiradores lunáticos para os malfeitores...

29 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

A julgar pela barulheira que as televisões fazem, dir-se-ia que há tiroteios destes todos os dias, a toda a hora. Coisa que as estatísticas desmentem, mas o que interessa é o sensacionalismo e chocar as pessoas, pondo-as contra contra o direito à auto-defesa que lhes assiste. Vivemos tempos sinistros de lavagem ao cérebro em massa.

1:21 da manhã  
Blogger Motim said...

Virginia School Shooting: Another Government Black-Op?

2:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com a população desarmada... os Capitalistas Selvagens - com os seus MERCENÁRIOS - ficarão com a vida facilitada para impor uma NOVA ORDEM... um Neo-Feudalismo: a Privatização do Mundo.

7:04 da manhã  
Blogger Motim said...

Ontem foram tiros na Virginia, hoje diz que são bombas na Independente.

8:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se os estudantes estivessem armados, isto não tinha acontecido. O tipo tinha sido abatido antes de poder fazer grandes estragos.

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom, desta vez tenho de dar razão ao Pvnam...

3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que as estatísticas provam é isto: nos EUA apenas 2 em cada 750 mortes por arma de fogo resultam de gestos de auto-defesa por parte de "gente de bem", como lhes chama, contra criminosos.
Por outro lado, OITENTA E QUATRO POR CENTO resultam de altercações entre familiares ou acidentes com menores.
O que as estatísticas provam é isto: Columbine, o massacre na escola Amish da Pensylvannia, e este agora na Virginia Tech aconteceram com armas compradas LEGALMENTE.
O que o bom-senso e a experiência provam é isto: com menos armas em circulação, as mortes por arma de fogo são consideravelmente reduzidas.
O que este post abjecto prova é isto: o senhor Abreu tem a compulsão de ir contra toda e qualquer opinião que esteja vagamente associada com esse fantasma que é "a esquerda", mesmo que a associação só seja feita no seu crânio assombrado, e mesmo que para isso tenha de distorcer a lógica até esta não ter qualquer semelhança com um raciocínio humano, quanto mais coerente.

6:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vai um tirinho, ó anónimo?

8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"tal como ignoram a realidade da diminuição do crime violento nos Estados dos EUA onde os cidadãos têm direito à posse de arma legal."


Fontes? Onde é que foi buscar essa?

9:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Com a população desarmada... os Capitalistas Selvagens - com os seus MERCENÁRIOS - ficarão com a vida facilitada para impor uma NOVA ORDEM... um Neo-Feudalismo: a Privatização do Mundo."

Delirio, ao menos deu para rir

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

« Delirio, ao menos deu para rir »


---» Os Bilderberg's (e afins) sabem muito bem aquilo que andam a 'cozinhar'...

---» No passado, 'mexeu-se cordelinhos' para que as Empresas Públicas fossem consideradas uma coisa inviável......

---» Actualmente, anda-se a 'mexer cordelinhos' para que o Mundo Público seja considerado uma coisa inviável......

11:25 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Basílio disse: «Ontem foram tiros na Virginia, hoje diz que são bombas na Independente».

Ah, percebi finalmente a questão dos novos factos «bombásticos»...

Estatístico disse: «Onde é que foi buscar essa?»

Falando por mim, recomendaria por exemplo, este breve resumo de situação: Less Gun Control and Violent Crime at 30-Year Low.

7:11 da manhã  
Blogger Pedro Botelho said...

E cá está o género de notícia que não faz cabeçalhos duradouros. Esta é de há escassos meses: Woman in wheelchair on way to gun practice shoots mugger.

7:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mais alguns dados para o «Estatístico» ponderar: Armed Citizens and Crime Control.

7:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dizia um anónimo: «O que o bom-senso e a experiência provam é isto: com menos armas em circulação, as mortes por arma de fogo são consideravelmente reduzidas.

Bom senso? E já agora: «com menos electricidade nos lares, as mortes por electrocução são consideravelmente reduzidas», «com menos automóveis em circulação, as mortes por atropelamento são consideravelmente reduzidas», «com menos resistência a roubos ou violações, as mortes por resistência a roubo ou violação são consideravelmente reduzidas», etc..

Experimente aqui a sua versão do chamado silogismo da banana: «com menos ____, as mortes por ____ são consideravelmente reduzidas».

E depois faça o seguinte "Gedankenexperiment": imagine a Suiça -- um país armado até aos dentes, possivelmente o país do mundo onde se concentra o maior poder de fogo letal e legal por cidadão -- desarmada. Será que o (escasso) crime violento cessaria por completo? Serão as coisas tão simples assim?

8:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com menos higiene corporal, as mortes por afogamento em banheira são consideravelmente reduzidas.

8:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com menos extintores de incêndio, as mortes por uso deficiente de extintor de incêndio são consideravelmente reduzidas.

8:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo: «O que o bom-senso e a experiência provam é isto: com menos armas em circulação, as mortes por arma de fogo são consideravelmente reduzidas».

Bom, o que o bom senso e a experiência indicariam ao candidato a assaltante seria a pensar duas vezes antes de atacar uma vítima cujas possibilidades de defesa lhe parecessem mais incertas e arriscadas do que neste mundo do desarmamento obrigatório e garantido (para os que cumprem a lei, é claro)...

8:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As piadinhas são muito engraçadas: assumem a priori o argumento de que uma arma automática é tão essencial ao funcionamente de uma sociedade moderna como um extintor de icêndio ou uma banheira. Bem, não sei como se vive nas vossas casas, mas vocês lá sabem.

Quanto ao mito Suíço, já vi que continua em força: "um país armado até aos dentes, possivelmente o país do mundo onde se concentra o maior poder de fogo letal e legal por cidadão".
O conto de fadas deve dar muito jeito, mas a verdade é esta: na Suíça há 43,000 armas por cada 100,000 mil cidadãos. Nos US há 85,000. É só mais do dobro.
Talvez mais relevante é a questão do treino. Usar uma arma, ao contrário do que devem pensar muitas criaturinhas que aqui pululam, não é uma coisa simples como nos filmes. Na Suíça, existe um pacto de defesa civil, o que significa que todo o cidadão adulto é TREINADO para usar uma arma, e tem uma licença só passada após um exame. O problema com a lei nos USA não é tanto o número de armas em circulação, mas o facto de qualquer atrasado mental poder adquirir uma legalmente sem qualquer tipo de exame.
Um dos engraçadinhos deu o exemplo do automóvel. Pois até para guiar um automóvel é preciso uma licença. Para disparar uma arma semi-automática na Virginia basta acordar mal-disposto ir ao super-mercado.
Isto não é liberdade individual: é estupidez.

9:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois a mim parece-me que você é de longe o mais estupido que aqui anda ó anónimo anterior (9:06 a.m.).
Primeiro tenta atacar estes "malditos fasxcisctass" deste blogue, mas depois forçosamente lá reconhece que afinal não são as armas mas as regras da sua utilização que constituem o problema!

12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É claro que não são as armas o problema.
O problema é a regulamentação da Lei e o seu desajuste em relação aquela sociedade.
Não sou um "proibicionista" e, por isso, reconheço que existem mais países com leis de armamento "liberais" e, nesses países, não se passa (nem de perto, nem de longe) o que se passa nos EUA.
Logo, podemos concluir o seguinte:
- o problema está no métido de atribuição das armas (ou, melhor, na ausência dele)
- a sociedade norte-americana (main problem)

12:29 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:53 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Anónimo disse: «O conto de fadas deve dar muito jeito, mas a verdade é esta: na Suíça há 43,000 armas por cada 100,000 mil cidadãos. Nos US há 85,000. É só mais do dobro».

Se for como diz, não é «mais do dobro», é menos. Mas o Guilherme Teles não falou em número de armas: falou em poder de fogo letal, coisa que não deve ser despicienda quando de actos tresloucados (como o do coreano) se fala. E nem sequer vou ver se está a considerar apenas as armas privadas na posse dos cidadãos suiços, ou as armas tout court, porque a questão me parece secundária. O que estamos a discutir é a ideia a-priorística de que a possibilidade de detenção legal e generalizada de armas de fogo causa mais crime do que impede, o que me parece no mínimo muito duvidoso e provavelmente uma inversão da verdade, quer se trate dos EUA ou da Suiça (duas sociedades muito diferentes).

E o que se passa na Suiça é que o serviço militar se estende ao longo da maior parte da vida adulta de cada cidadão (que, durante décadas, tem todos os anos um breve período de treino e reciclagem), e durante todo esse tempo as armas inerentes à função que cada um desempenha não estão em depósito nos quartéis: estão em sua própria casa. Ou seja, um cidadão de 20, 30 ou 40 anos com a especialidade militar de atirador tem a sua espingarda automática e as suas granadas em casa, o mesmo para o LGF do seu vizinho que integra uma secção de LGF, etc.. Imagine então o nosso coreano tresloucado na posse de armas deste tipo em vez das suas duas pistolas de 9 mm e .22 (!) e considere este extraodinário raciocínio a que diariamente assistimos e que atribui o crime... à arma do crime...

Põe-se uma outra questão, muito diferente da da redução simplista do crime à possibilidade de detenção de armas de fogo legais por parte dos cidadãos, que consistiria em investigarmos as possíveis razões por que o crime numa socieda armada como a americana é de longe superior ao de uma sociedade armada como a suiça. E várias explicações possíveis ocorrem, sendo que a investigação detalhada de uma delas -- a relevância da (por enquanto) acentuada uniformidade étnica e cultural suiça em relação ao «cadinho de raças e culturas» americano -- pode ser prejudicial à nossa saúde e liberdade de movimentos: hoje, por exemplo, as televisões estão a noticiar que abriu por parte das autoridades portuguesas a época da caça aos «fascistas», acusados do extraordinário «crime genérico» de «discriminação racial», mesmo não sendo propietários de restaurantes nem de transportes rodoviários...

E são estas coisas, prezado anónimo presumivelmente (como eu) não fascista nem racista, que melhor indicam a absoluta conveniência da posse legal de armas: primeiro, começaram as batidas aos «fascistas», depois aos «racistas e anti-semitas», depois aos «negacionistas», depois...

6:58 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro Botelho:

São dados interessantes, mas não existe ninguém um pouco menos parcial que a NRA?

8:27 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Estatístico: «Pedro Botelho: São dados interessantes, mas não existe ninguém um pouco menos parcial que a NRA?».

Numa discussão como esta, a ideia de que um dos lados é «parcial» enquanto o outro é um padrão modelar de imparcialidade objectiva, não é conducente a mais e melhor informação: os dados são os dados, e a justeza da sua utilização em abono de um ou outro lado tem de ser avaliada por cada um de nós. Ou seja: os argumentos valem o que valem em si mesmos, independentemente de quem os profere. Não lhe dou mais referências concretas porque elas são muito fáceis de encontrar na internet (embora dificilmente em língua portuguesa, ao que suponho).

10:41 da tarde  
Blogger Pedro Botelho said...

Cá vai mais um pequeno fait-divers curioso.

Repare-se na forma como a informação politicamente incorrecta é gerida (pela própria «mente colectiva» pré-formatada, por assim dizer) de forma a não inquietar a endoutrinação da parte da manada que ainda duvida das rações ideológicas que lhe são distribuídas: de ontem para hoje a notícia que citei mais acima foi retirada, como se pode verificar aqui: Woman in wheelchair on way to gun practice shoots mugger. A notícia datava de Setembro de 2006, tendo estado patente na CNN, para onde a página que indiquei remetia. Da CNN já tinha sido retirada e ontem, para não se perturbar o aproveitamento que vai ser feito do caso do coreano, desapareceu também de um dos poucos locais onde se mantinha.

Mas será que num mundo como este ainda alguém se admira que em Portugal, por exemplo, a caça aos «fascistas e neo-nazis» (sem qualquer acusação específica) se veja justificada nas televisões (sem uma única palavra de indignação ou protesto!) por edições do «Triunfo dos Porcos» (Animal Farm) do Orwell colocadas pela polícia ao lado das armas (ilegais?) capturadas aos «discriminadores raciais»?

Ou os poderes que mandam estão cada vez mais ignorantes ou então já perceberam que aquilo dos porcos orwellianos é mesmo com eles...

11:24 da tarde  
Blogger Pois said...

Bolas, estava a ver que Portugal todo ele tinha sido convertido à"Santa Igreja" do Pacifismo "Hippie"!

Os que não professam aquele esquerdismo primário do "se não concordas comigo, não te ouço", leiam isto:

www.davekopel.com/Português/Imagine-um-mundo-sem-armas.htm

Os outros, os que são contra as armas, mas veneram o "São Che Guevara", que continuem a fazer o jogo na nova Tirania dos €urocratas.

1:26 da tarde  
Blogger Pois said...

Ora aqui vai o Link, como deve ser:

Imagine um mundo sem armas

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home