sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Onde puseram o verbo «pôr»?

Não sei se já repararam mas quase ninguém que fale na televisão - pivôs, comentadores, moderadores, etc. - usa o verbo «pôr». Agora, toda a gente «coloca»: uma pergunta, uma dúvida, uma interrogação, uma objecção, etc. No outro dia, na RTP Memória, uma entrevistadora pedia ao seu entrevistado que «colocasse» em cima da mesa o álbum de recortes que trazia consigo; na TVI, durante a transmissão de um jogo de futebol, o comentador dizia que um jogador estava a «colocar» a bola a jeito para marcar um livre; num debate na 2:, a jornalista-moderadora «colocava» um ponto final no programa; num bloco noticioso da SIC Notícias, um dos pivôs falava em «colocar» em confronto dois pontos de vista. Tanta «colocação» é afectada, é pretensiosa, é falseadora da linguagem corrente. O que é que aconteceu ao bom, velho e simples verbo «pôr»? Enquanto na imprensa se escreve cada vez pior, na televisão fala-se cada vez com mais pedantismo.

13 Comentários:

Blogger Je maintiendrai said...

O Eurico de Barros importa-se que PONHA lá na minha casa o seu texto DN Fevereiro 1995 "Nascemos a olhar para ela"? É que eu também sou da mesma...

1:15 da manhã  
Blogger Eurico de Barros said...

Confesso que não me lembro do texto em questão, mas pode PÔ-LO à vontade. É da maneira que refresco a memória...

1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uma das mais típicas, impertinentes e embirrentas manias da direita fascista, salazarenta e bafienta, é supor-se dona da língua portuguesa, sofrendo em permanência de um patológico complexo de correctora gramatical.

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uma das mais típicas, impertinentes e embirrentas manias da esquerda folclórica e lunática portuguesa é borrifar-se para o assassínio diário e consistente da língua pátria pelos seus falantes.

12:05 da tarde  
Blogger Je maintiendrai said...

Terá a Drª Edite Estrela um blogue onde já agore poste isso?

12:05 da tarde  
Blogger �ltimo reduto said...

E eis que ficamos a saber que o Eurico se coloca politicamente na "direita fascista, salazarenta e bafienta". Bem me parecia :)

12:10 da tarde  
Blogger Eurico de Barros said...

Exactamente, Pedro, o anónimo esquerdalho acertou em cheio! Eu até já despedi a mulher-a-dias por me abrir sempre as janelas lá de casa para tirar o cheiro a bafio... :-)

1:59 da tarde  
Blogger vs said...

".. ficamos a saber que o Eurico se coloca politicamente na "direita fascista, salazarenta e bafienta""

Ahahahahaha!

PONHAM esse anónimo é na ordem.

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aquele concurso muito educativo, baseado na exploração das fobias dos participantes que, ficou conhecido, por um careca gritar a plenos pulmões: 'ponha, ponha, ponha' um lagarto na cabeça, não esteve com grandes peneiras. Imagino que colocar não dava muito jeito...

6:24 da tarde  
Blogger Eurico de Barros said...

Correção: já "coloquei" a mulher-a-dias na rua. ;-)

7:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A prova que "colocar" é mais apropriado é que as próprias galinhas fazem "cloc, cloc, cloc" quando estão prestes a colocar ovo.

2:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Onde quer que eu me 'posicione', hei-de ser 'direccionado' para a 1ª conjugação (a única que alguns conhecem) pelos que 'visualizam' a gramática de modo 'desfocalizado'. Cumpts.

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P.S:: anonimamente usam descompor; do mal o menos. Cumpts.

3:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home