quinta-feira, julho 20, 2006

Ir ao mar

Praia Grande, 18-VII-2006

Fui ao mar ontem, pelas seis da manhã, e internei-me quilómetros, só, absolutamente só. Quando decidi fazê-lo, foi menos por ter observado, daqui alcandorado, que "o mar estava bom", mas mais por ser impulsionado pelo que me levou, há décadas, a ter lá quase ficado, uma noite, por estas bandas. Mas isso é já outra história como diria o Conrad, que também gostava do mar.
É claro: de correntes está ele cheio, de que sempre têm o cuidado de nos prevenir os acorrentados de terra. Como se não percebessem que é, em parte, para nos afastarmos deles que vamos para o largo, incorrendo, se necessário, em afrontar as tais correntes, que até podem ser fatais. Fatais mas não iguais.
Para ir ao mar desta maneira é preciso sentir o mar por dentro, o seu apelo branco e, sobretudo, glauco, que é a "cor" que se vê quando se nada e se ousa olhar para o fundo sem fundo. De facto, para ir ao mar à séria, há que ter o mar dentro de si; também há os que vão, por snobe ou fome.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Há uns anos atrás, numa reportagem televisiva sobre doentes infectados com o vírus da Sida em fase terminal, dizia um deles, já de aspecto físico tão debilitado e ausente que se assemelhava ao Che quando este foi limpo na Bolívia: "O meu último desejo, o que me apetecia mesmo, era sair desta cama de hospital e ir até uma praia, só para entrar na água do mar e nadar, nadar... até me cansar." O mar desperta assim toda uma espécie de urgências e fantasias. É belo e terrífico. Depende dos apelos das sereias. Tenha cuidado com esses internanços às seis da manhã caro Roberto. Não há maior prazer do que nadarmos nus na companhia de quem amamos. Aí sim, somos feitos de mar, de espuma, senhores de todas as correntes. A morte sempre temeu o amor. É também isso que o último romance do Saramago nos diz :)))

Enjoy life

Flower

7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fogo, tinha que vir alguém com o Saramago!

8:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Une traduction en francais serait la bienvenue. Bodil

11:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Salve Roberto!
Um abraço aqui do lago.

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

1:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home