sexta-feira, julho 21, 2006

Vozes livres e lúcidas

«O ataque de Israel a um Líbano indefeso - rebentando com pistas de aeroportos, depósitos de combustíveis, postos de gasolina, estações eléctricas, faróis, pontes, estradas e com o comboio de refugiados avulso - deixou clara a loucura de Bush ao ter subcontratado a Telavive a política externa norte-americana, entregando assim a Israel a custódia da nossa reputação e dos nossos interesses no Médio Oriente».

Patrick Buchanan, www.theamericancause.org

«O que teria acontecido se o impotente governo libanês tivesse desencadeado ataques aéreos a Israel da última vez que as tropas israelitas entraram no Líbano? E se a força aérea libanesa tivesse então morto 73 civis em raides aéreos a Ashkelon, Telavive e à zona israelita de Jerusalém? E se um caça libanês tivesse bombardeado o Aeroporto Ben Gurion? E se um avião libanês tivesse destruído 26 pontes em Israel? Não se lhe chamaria um acto «terrorista»? Acho que sim. Mas se Israel fosse a vítima, seria também provavelmente a Terceira Guerra Mundial».

Robert Fisk, «The Independent»

«Em Gaza, um soldado é raptado ao exército de um Estado que frequentemente arranca civis das suas casas e os mantém presos durante anos, com ou sem julgamento - mas só nós é que podemos agir desta forma. E somos os únicos a ser autorizados a bombardear centros de populações civis».

Gideon Levy, «Haaretz»

8 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Que engraçado, os nacionalistas a citarem os porta vozes dos pasquisn da esquerda israelita. Afinal até há judeus úteis...

5:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelentes citações. E o Patrick Buchanan tem um novo e fulminante artigo sobre o Líbano no sítio dele, basta clicar no endereço que está no post. E já agora, para o anónimo das 17.56: não sei se sabe, mas nem todas as pessoas que escrevem neste blogue não são nacionalistas, tal como várias das que comentam. É o meu caso. Está escrito nalguma lado que este blogue é «nacionalista»? Não vejo...

6:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Corrijo: «são nacionalistas». O «não» está obviamente a mais.

6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ò Bernardo estás nervoso? primeiro dizes que não são nacionalistas, depois já dizes que são nacionalistas. Eu não tenho dúvidas, de nacionalistas esclarecidos têm muito pouco...

9:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os estimados nacionalistas não poderiam ir meter a colher torta nos respectivos blogues, e deixar sossegados os blogues plurais de opinião e de pontos de vista? Desde já o meu obrigado.

9:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais nada!

2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E se deixassem desses floriados ... e cada aceitasse o que cada um diz? O anónimo das 5.56 parece que tem preconceitos na cabeça. Deixe-se disso que não vai longe. O que é um nacionalista para si? Eis a questão.
Cumprimentos

12:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso é uma boa pergunta. A julgar pelo discurso de muitos nacionalistas, não vejo grande distinção entre 'nacionalismo' (o deles, claro) e comunismo.

Bem vindo ao clube amiguinhos! :)

11:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home